O coronel Marcelo de Menezes Nogueira, novo comandante da PM do Rio, vai passar por seu primeiro teste de fogo no cargo: o show de Madonna, dia 4 de maio.
Espera-se uma ação no mesmo perfil do ex-comandante, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, que recebeu muitos elogios nos últimos grandes eventos, com réveillon praticamente sem danos (só cinco presos e 12 adolescentes apreendidos) e um carnaval tranquilo.
Os números do show de Madonna são superlativos em todos os sentidos, desde o palco, ao recorde de voos, movimentação em rodoviária, hotéis e toda cadeia que depende do turismo. Para lidar com os dois milhões de pessoas em Copa, são quase 3 mil policiais divididos em diferentes serviços, como bloqueios, revista, policiamento nas cabines, tendas, metrô, túnel, além de patrulhas em carros, motos e quadriciclos, duas esquadras de cavalaria, rondas especiais e auxílio do Batalhão de Ações com Cães.
E, claro, além do videomonitoramento usado no réveillon, que será mantido e expandido, o que resultou num número 34% menor em roubos de rua quando comparado à virada de 2023.