Nesse domingo (07/04), o documentário “Brizola”, dirigido por Marco Abujamra e produzido por Mariana Marinho, participou da 29ª edição do “É tudo verdade”, no Estação Net Botafogo, em sala lotada.
A produção provoca reflexão sobre a construção da classe política brasileira, de Getúlio Vargas até o início do século XXI. “Brizola foi talvez o primeiro político do Brasil a entender a força da cultura de massa. Através de sua voz nas rádios, impediu um golpe parlamentar em 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros. Ele entendeu como poucos o alcance e o poder da mídia e usou isso para promover ideias consideradas, pelo Brasil à época, como extremistas, ‘comunistas’ e até mesmo subversivas, como inclusão, educação e comida para todos. É surpreendente que, em 2024, as mesmas ideias continuem a ser consideradas extremistas por grande parte da população”, diz Marco.
“A estreia me trouxe uma alegria e um sentimento muito verdadeiro de esperança. A sala lotada, entre parentes de Brizola, cinéfilos, políticos que lutaram na ditadura, o público jovem de cinema; um público eclético unido pela emoção. Senti o poder do Brizola como um político que fala com a massa e no cinema, levando o público a cantar, aplaudir e a se emocionar com a dureza que é mudar a estrutura já irradiada de poder no nosso país”, diz a produtora Mariana (Dona Rosa Filmes).
Depois do percurso em festivais nacionais e internacionais, o doc vai estrear no Canal Curta!, ainda sem data determinada.