Nísia Trindade, ministra da Saúde, enviou uma carta a Roseana Murray, nesta segunda (15/04), a escritora que continua na CTI depois de atacada por três cães da raça pitbull em Saquarema. “Quem escreve é Nísia Trindade, ministra da Saúde, sobretudo uma defensora do SUS. Ao lado de muitas pessoas, fiquei chocada com o ataque e comovida diante de sua força vital e seu reconhecimento ao SUS. Eu, que já conhecia seus livros, passei a admirá-la ainda mais. Receba meu abraço carinhoso”.
Roseana tem colecionado novos fãs em cada postagem, como a desse domingo (14/04), na qual relata, pela primeira vez, detalhes do ataque. “Me lembro do mito de Cérbero, o cachorro de três cabeças que tomava conta da passagem dos recém-mortos para o outro mundo. Eles eram ferozes, ninguém os vencia. Os três cachorros que me atacaram pareciam Cérbero, o cão de três cabeças prontos para me levar para a morte. Não conseguiram. Estou viva, mas, como no livro que lemos no Clube da Casa Amarela ‘Escute as Feras’, de Nastassja Martin, a história da mulher que foi atacada por um urso, lutou e venceu. No final, é uma mulher meio humana, meio ursa, eu também me sinto meio humana, meio mulher selvagem, porque venci. Agora já estou planejando um sarau de poesia aqui, no Hospital Alberto Torres, onde irei presentear cada um que cuidou de mim com um livro meu – autografado com a mão esquerda”, diz o post. Ela completa que seu filho, Guga Murray, está criando um movimento junto com a escritora Alessandra Roscoe, o “Ministério das Belezas Colaterais”, como ela define, “mesmo nos piores cenários há que buscar beleza. Esse é o nosso ofício. E a Paz acima de tudo”.
Entre os mais ou menos 2,5 mil comentários, admiradores, como a jornalista Cora Ronai, a cantora Letrux, e os atores Paulo Betti, Patrícia Pillar, Beth Goulart, Regiane Alves, dentre outros.