Dentre milhares de homenagens a Ziraldo (1932-2024), o MPB4 dedicou ao amigo as duas apresentações de “Amigo é pra essas coisas”, no Blue Note, em Copa, nesse fim de semana.
Em 1980, o MPB4 (junto com o Quarteto em CY) participou da gravação da trilha sonora para um dos maiores sucessos do desenhista, “Flicts”, o primeiro livro infantil de Ziraldo, em músicas compostas por Sérgio Ricardo e Ziraldo. “Além de termos gravado o álbum, Ziraldo escreveu textos de apresentação para nossos shows. Estamos muito entristecidos. Que Ziraldo continue vivo nas crianças em todos nós, que aprendemos muito com ele o que é a vida”, disse Aquiles Rique Reis, um dos integrantes.
Enquanto Ziraldo lutava contra a ditadura no “Pasquim”, o grupo levantava as mesmas bandeiras nos palcos, sendo uma das grandes vozes contra o regime militar, e fez malabarismo para driblar a censura no período. O momento mais emocionante foi quando Aquiles, Miltinho, Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira cantaram “Cálice”, música de Gilberto Gil e Chico Buarque, relembrando ao público os tempos de “Roda viva”. Foi, então, que convidaram a cantora e violonista Luísa Lacerda e o cantor, compositor e pianista Paulo Francisco Paes para participarem do show. “O importante é sempre estar na luta, em boa companhia”, disseram eles.