A jornalista Melina Dalboni lançou o livro “Diário de um filme” (Rocco), nessa quinta (11/04), na Janela Livraria, no Shopping da Gávea. Trata-se do processo de filmagem, de como transcorreram aqueles dias, de “A Paixão Segundo G.H.” (que já entrou em circuito), do qual ela é roteirista, com direção de Luiz Fernando Carvalho e atuação de Maria Fernanda Cândido.
Depois dos autógrafos, sessão do longa no Estação Net Gávea, seguido de conversa, com todo mundo ainda afetado pela história, entre Luiz Fernando e Melina, com mediação de Simone Zuccolotto. “Assistir ao filme de LF é experiência que está no território do sagrado e do xamânico. É ler o livro na tela. É suspensão, arrebatamento e sinestesia. Ler o livro da Melina é devorar um thriller narrado em primeira pessoa, assim como Clarice (Lispector) faz pela primeira vez na sua literatura: é descolocar o eu pro centro da vida e viver a delícia da vulnerabilidade da criação. Terminada a imersão, o mundo fica melhor”, disse Simone.
Melina participou de todas as etapas do filme; na publicação, constam fotos de cena e reproduções de cadernos com anotações do diretor, além da transcrição de palestras de grandes especialistas do trabalho de Lispector, como Nádia Battella Gotlib, biógrafa da autora e supervisora de texto do filme, as professoras de Literatura Yudith Rosenbaum e Flávia Trocolli, o ensaísta José Miguel Wisnik, o filósofo Franklin Leopoldo e Silva e a psicóloga Rafaela Zorzanelli. Antes do Rio, o livro foi lançado em SP.