Nesta quarta (17/04), o ator Edson Celulari aderiu ao movimento #lutecomoumapoeta, uma homenagem à escritora Roseana Murray, atacada por pitbulls em Saquarema, postando um vídeo e lendo uma de suas poesias, tirada do livro “Manual da Delicadeza de A a Z”.
Mas tudo começou na terça (16/04), quando a ambientalista carioca Bia Hetzel, amiga há mais de 20 anos da escritora, resolveu comemorar o seu renascimento, criando um movimento nas redes, o “Lute como uma poeta, leia Roseana Murray”, usando as hashtag #lutecomoumapoeta, #vivaroseanamurray e #poemacomoreza. “Conheci a Roseana quando chegaram às minhas mãos os originais das poesias do livro ‘Jardins’, que editamos pela editora Manati, que eu tinha à época. Depois fizemos vários outros, e o relacionamento entre editora e autora nasceu com uma amizade muito profunda. Como todo mundo sabe que nós somos muito próximas, várias pessoas me ligaram perguntando como ajudar. A melhor ajuda que a gente pode dar para um poeta é ler os seus livros, conhecer os seus livros, dar os seus livros de presente”, diz Hetzel, que convidou, a princípio, o diretor de teatro Ernesto Piccolo, que gravou o vídeo na terça (16/04) e convidou vários outros amigos — os nomes estão em sigilo, surpresa até para a própria Roseana.
“Ernesto, fiquei tão emocionada com a sua interpretação! Muito obrigada! Obrigada por liderar esse movimento de espalhar minha poesia. Hoje, ainda recebi esse presente do Celulari: uma corrente de acolhimento e gentileza que se forma nas redes. Escritores vivem de dividir o pão da poesia com seus leitores. Cada leitor me fortalece”, disse Roseana, que deve receber alta nesta quinta (18/04) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, onde está internada há 11 dias.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram