Quem passar em frente ao Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, vai ver cores novinhas nas paredes, em duas homenagens: ao cartunista Ziraldo, morto no último dia 6 de abril, com a figura do “Menino Maluquinho”, e uma poesia de Roseana Murray, a escritora que recebeu alta do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, nessa quinta (18/04), depois de 13 dias internada, por ter sido atacada por três pitbulls em Saquarema.
A ideia do grafite para Ziraldo foi do coletivo local “Santa Crew”; já, para Roseana, foi através do ator e diretor José Mauro Brant, que mora em frente ao colégio, amigo da poetisa há 30 anos. “O pessoal do Santa Crew estava produzindo o mura. No dia em que Roseana foi atacada pelos cães, eles estavam no começo do projeto; um dos artistas estava com dois pitbulls muito amistosos. Comecei a conversar, contando a história toda. No dia seguinte, perguntei se ele poderia incluir um poema de Roseana e ele topou na hora. Escolhi ‘O Poeta’. E foi assim, uma homenagem que surgiu da conspiração de um vizinho e de um artista pai de dois pitbulls dóceis”, conta Brant.
Na mesma quinta (18/04), Dia Nacional do Livro Infantil, “Emaranhado” (Principis), lançado por Murray em 2023, foi escolhido como “hors concours” pelo selo “Cátedra 10”, selo da Cátedra Unesco de Leitura para os melhores livros infanto-juvenis do ano passado. “Ela já se deu conta do tamanho da corrente de amor que se forma em torno da sua poesia, e isso tem sido muito da sua força. E assim uma história terrível se converte em uma história de superação, dessas que nos enchem de coragem e impulso de vida. É tempo de vibrar na beleza, esse é seu maior desejo”, finaliza José Mauro.
O Poeta
O poeta vai tirando da vida
os seus poemas
como pássaros desobedientes
e amestrados.
A palavra é seu castelo,
sua árvore encantada,
abracadabra construindo o universo.