Os 52 moradores do Retiro dos Artistas, na Zona Oeste, receberam a segunda dose da vacina contra o vírus do herpes zoster, particularmente preocupante para os idosos. “Essa foi uma campanha muito bem-sucedida. Acredito que todos que puderem devem apoiar não só essa mas também toda campanha de vacinação”, disse Jaime Leibovitch, cuja última participação foi na novela “Cara e Coragem” (Rede Globo), no ano passado.
A ação foi da clínica Richet Medicina & Diagnóstico. “Essa vacina faz uma abordagem inovadora, utilizando apenas uma partícula do vírus associada a uma substância que aumenta a resposta imunológica do corpo. Em comparação com a vacina anterior, que oferecia cerca de 60% de proteção, a nova tem taxa de eficácia superior a 90%”, explica Patrícia Rosa Vanderborght, doutora em Biologia Molecular/Genética Humana pela Fiocruz/RJ e responsável pelo setor de Imunização do Richet Vacina.
O herpes zóster é caracterizado por erupções na pele, com dores insuportáveis, em forma de faixa ou cinturão em um lado do corpo, causado pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora, que permanece no corpo por décadas, depois da primeira infecção, podendo reativar-se como herpes zoster. Embora as lesões desapareçam em mais ou menos duas semanas, até 5% dos pacientes podem desenvolver a neuralgia pós-herpética, uma dor crônica do nervo. Aí é de pedir a morte!