Certo dia, um taxista gritou: “Também, olha ela… toda gorda!” Era algo que eu já tinha visto acontecer com outras pessoas e, naquele momento, acontecia comigo. Eu era a “gorda” da história, alguém reduzido a um adjetivo em vez de ser reconhecida por minha essência. Era doloroso, mas serviu como um momento de despertar para a realidade que eu estava enfrentando.
Naquele dia, percebi que estava me deixando de lado, que não estava me dando a devida importância. Não estava só com 34 quilos a mais do que o ideal saudável para mim, mas também doente de corpo, mente e alma. A depressão me consumia. Pensei em tirar minha vida pela segunda vez, enquanto via a minha fábrica, o sonho de uma vida, falir, meu peso subir e minha vida tão desejada esvair-se pelos meus dedos.
O ano de 2018 foi especialmente desafiador pra mim. Morei no Rio durante esse período de incertezas e luto. Passei por uma cirurgia delicada e enfrentei a possibilidade de uma histerectomia, além de lidar com a quebra da minha empresa e uma dívida alta. Esses eventos tumultuados me levaram a um período de depressão e obesidade, enquanto eu lutava para encontrar meu lugar no mundo. Contudo, apesar da escuridão desses momentos, encontrei forças para me erguer.
Foi ali, no fundo do poço, que encontrei a mola que precisava para me impulsionar em direção à mudança. Me preenchi de livros, cursos e pessoas-chave que me mostraram um caminho para o melhor de mim. Iniciei um processo de autodescoberta, explorando temas, como poder da mente, gratidão, sucesso, epigenética, física quântica e inteligência emocional. Comecei a descascar as camadas que construí ao longo do tempo para me defender do mundo que, na verdade, não precisa de defesa.
A cada casca retirada, o brilho da minha verdade e minha versão de sucesso começaram a se revelar. Isso me levou a superar a obesidade, perdendo 34 kg em um ano. Também venci a falência da minha empresa e superei a depressão, mas minhas maiores conquistas não foram apenas físicas — elas foram emocionais e mentais, descobrindo a importância da autorresponsabilidade, do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal.
Foi durante esse período de transformação que desenvolvi o método “GRATIfulness”, focado em um mergulho para dentro para um despertar para fora. Esse método me ajudou a encontrar meu próprio caminho e tem ajudado muitas pessoas a descobrir sua melhor versão, inspirando-as a cultivar gratidão, sucesso e inteligência emocional.
Agora tudo passou a fazer sentido. Minha vida finalmente tinha uma conexão real com meu propósito, e o que eu mais queria era ampliar esse alcance. Decidi então escrever o livro recém-lançado sob o título de “O Sucesso de Ser Você”. Nele, compartilho minha história entrelaçada com um guia para que as pessoas possam encontrar suas próprias verdades, tirar suas cascas criadas por traumas, crenças e hábitos e permitir que sua essência de sucesso brilhe, transformando sua vida em algo mais incrível.
Ao longo desse processo, percebi a importância de compartilhar minha experiência e ajudar outras pessoas a se reconectarem consigo mesmas. Ao escrever e palestrar, me tornei uma mentora dedicada ao desenvolvimento pessoal, apoiando o maior número possível de pessoas a despertar para seu melhor potencial. Acredito que a função do ser humano é se tornar melhor a cada dia e contribuir para um mundo melhor.
Hoje, eu me sinto realizada em muitas áreas. Estou, neste momento, empresária, chef de cozinha funcional e low-carb, palestrante e escritora. No entanto, minha essência permanece inalterada; sou e serei sempre uma entregadora de faísca para que cada vez mais pessoas consigam fazer com que seu fogo interno, sua luz, brilhe além de suas cascas. Tão forte que consigam dissipar suas barreiras e se libertar.
Aprendi que meu propósito é maior do que aquilo que as pessoas pensam sobre mim.
E, assim, perdi o medo de me expor, já que com isso poderia ajudar no despertar de mais pessoas. Desse modo, fui crescendo minhas redes sociais, trazendo conhecimento e minhas verdades sem filtro para meus seguidores.
A chave para uma vida mais plena e gratificante está em dar o nosso melhor, de forma consciente, a cada dia. Acredito que a vida é uma constante evolução e espero continuar inspirando e transformando a vida de pessoas ao redor do mundo. Minha missão é empoderar as pessoas a viverem uma vida mais significativa e gratificante, para que elas também possam contribuir para um mundo melhor e mais brilhante.
Se nossa vida não é baseada na entrega, não há sucesso. Pode ter conquista, mas o sucesso depende de uma troca justa e bela com o universo.
Saschi Schmidt é empresária do ramo de alimentos saudáveis (Grativita), criadora do método “Gratifulness” e escritora. Acaba de lançar o livro “O Sucesso de Ser Você” (Literare Books International). Ela mesma é um exemplo de superação e conta a história de autodescoberta depois de desafios: depressão, falência e sobrepeso. A publicação traz um relato pessoal, que pode ser importante para quem busca encontrar seu próprio caminho.