Os artistas plásticos Danilo Ribeiro e Mariana Voigt Mascarenhas abriram duas mostras com a mesma curadoria, de Vanda Klabin, no mesmo espaço, na Galeria Artur Fidalgo, em Copacabana, cada uma com propostas diferentes.
Em “Idílio Tropical”, Danilo se inspira em temas relacionados a fenômenos culturais contemporâneos e à juventude, com trabalhos inéditos entre pinturas em acrílica, aquarelas e guache, criadas entre 2023 e 2024, em homenagem ao Rio e suas atrações. “Seduzido pelos acontecimentos do cotidiano, o artista focaliza uma aderência às circunstâncias do Rio. São lugares de memória, marcos históricos e antropológicos como referência”, diz Vanda.
Já em “Território Livre”, Mariana explora diversas técnicas em desenho, pintura e aquarela, além de materiais, como tecidos, objetos e artefatos. “Sua trajetória artística se desenvolveu durante seus estudos na EAV do Parque Lage, aluna de João Magalhães. Mariana usa a pintura como experiência, linguagem, conhecimento e memória, usando colagens e justaposições de papéis coloridos, recortados como uma metáfora lúdica para ativar o seu campo das ideias, com ressonâncias ao vocabulário plástico do artista Jean Arp”, completa ela .