O Golden Club Rio, que reúne donos de cachorros da raça Golden Retriever, está organizando uma manifestação em homenagem ao Joca no próximo domingo (28/04), às 10h, em frente ao aeroporto Santos Dumont. A associação levará uma faixa em protesto e pedir mudanças nas regras de transporte de animais de grande porte em voos. No pedido, os participantes são orientados a levar seus pets e utilizar camisa e bandana preta.
Joca, um Golden de 5 anos, morreu depois de ser transportado em um voo da Gol na segunda (22/04). O cachorro deveria ter seguido de Guarulhos para o aeroporto de Sinop, em Mato Grosso, onde encontraria seu tutor, João Fantazzini; no entanto, por uma falha da companhia aérea, acabou sendo levado para Fortaleza, no Ceará. Por ser de grande porte, ele precisou ser despachado numa caixa de transporte, viajando no porão, junto às malas dos passageiros.
Nesta quarta (24/04), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou processo administrativo para apurar a causa da morte do cachorro. A Gol deve prestar informações sobre o caso em até três dias. Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos, também garantiu que abrirá debate com o Congresso e com a sociedade para “construir leis mais duras” para evitar a morte de animais no transporte aéreo. A família de Fantazzini acusa a Gol de não ter prestado os devidos cuidados a Joca.
Pouco depois, em agenda com o Ministério da Cultura, Lula falou sobre o assunto, dizendo que a Gol deve prestar contas e que a Anac deveria fiscalizar para que situações desse tipo não se repitam. O presidente ainda mencionou que a gravata que usava era em homenagem a Joca.