Bruno Dunley, um dos destaques da nova geração de pintores, inaugurou “Pequenas Alegrias”, na Nara Roesler, Ipanema, nessa quinta (18/04). São 20 trabalhos inéditos, com texto crítico de Pedro França.
Depois de explorar os grandes formatos por sete anos – mostrados em 2020 e 2023 –, Dunley passou a menores dimensões, muito em função da sua pesquisa com novos materiais e, ainda, para testar os produtos da Joules & Joules, fábrica de tintas a óleo artesanais fundada em 2020 por ele e o também artista Rafael Carneiro. “A ideia de fazer pequeno foi para eu poder testar soluções e chegar mais perto das coisas, de forma mais rápida”, diz.
A inspiração de algumas telinhas também veio de viagens. “Em 2014, fui à Serra da Capivara e deparei com uma série de desenhos e pinturas rupestres realizados pelos primeiros habitantes do lugar. Eram carregados de significados e, naquele momento, esses desenhos tiveram influência em minha poética e, agora, voltam a ser revisitados”, conta.
Passou pela galeria uma turma que tem compromisso com a arte, digamos assim. No fundo, é a principal dedicação da vida para a maioria.