Depois de 15 anos sem expor, Angela Bosco inaugurou a exposição “Alegria” na noite dessa terça (16/04), no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em Ipanema: 27 telas e 12 esculturas. A artista plástica reabriu seu ateliê durante a pandemia, depois de 10 anos fechado, sem deixar pra trás o que ama fazer. “Vi que a imagem estava indissoluvelmente ligada aos programas de computador e sempre gostei de usar apenas as mãos, e não os teclados. Mas o prazer que senti ao manejar novamente os pincéis, tintas, telas e arames contorcidos me fez procurar um espaço para mostrar a fase atual”, diz Angela.
E como observava um convidado: é uma família que tem compromisso com o talento, digamos assim: João Bosco, grande nome da música brasileira; Chico Bosco, jornalista, filósofo e apresentador do “Papo de Segunda”, no GNT; Julia Bosco, cantora e compositora; Angela Bosco, dedicada às artes, e assim vai.
Há algumas semanas, Angela começou a convidar os amigos e conhecidos, mas com um detalhe até então inédito: “Não quero assaltar os bolsos de vocês; por isso, como não pretendo vender as peças, proponho um escambo: em troca das pinturas, vocês me entregam telas e tintas para eu trabalhar, afinal, um artista precisa continuar”, disse ela nas redes. No entanto, esclareceu que ninguém precisaria entrar no Gabinete carregando telas e tintas porque um revendedor estaria no local com uma tabela de preços dos materiais, ou seja, tudo feito no PIX. O resultado do “escambo” ela vai saber em junho.
Outra curiosidade é que o papel machê da música conhecida na voz de João Bosco, seu marido desde 1973, foi matéria-prima de uma série de trabalhos que ilustram, por exemplo, a capa do LP “Gagabiró”, lançado em 1984.
Angela é carioca, de Copacabana, mas passou a infância e a adolescência em Minas Gerais, onde estudou pintura, desenho e gravura na Escola Guinard, no Curso de Ciências Políticas na UFMG. Voltou para o Rio quando se casou com João. Frequentou cursos no Parque Lage, participou de diversas exposições coletivas e individuais e, em 2020, entrou na Escola de Fashion Design e continuou fazendo cursos extras, como cerâmica, fotografia, história da arte, e assim vai.