O Rio ganhou um roteiro turístico voltado para a sustentabilidade. O projeto é da startup Vivalá, agência de turismo, que foi selecionada em um programa da EmbraturLAB para melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil, com informações e acesso a serviços.
O roteiro inclui quatro passeios (cada qual de um dia) dentro de Unidades de Conservação da cidade. O primeiro é o da Pedra da Gávea; o segundo, o Pico da Tijuca, com parada na Cascatinha Taunay; o terceiro, o Circuito das Grutas, que inclui três grutas dentro do Parque Nacional da Tijuca; e o quarto, um passeio por Praias Selvagens a partir de Barra de Guaratiba, com passagem pelo mirante da Pedra da Tartaruga, as praias do Perigoso e do Meio. O interesse principal desse turista não é conhecer o carnaval, o réveillon, o melhor restaurante ou mesmo pegar ninguém — sua epifania vem da natureza e pronto.
“Destinamos esforços, recursos e tempo no desenvolvimento de um amplo material promocional em português, inglês e espanhol, além do desenvolvimento de uma plataforma de afiliados para que possamos ter tecnologia suficiente para vender o Brasil com parceiros ao redor de todo o mundo em tempo real. Isso será um salto importante na expansão comercial do ecoturismo, aventura e turismo de base comunitária com estrangeiros”, disse o diretor-executivo da Vivalá, Daniel Cabrera.