numero:✓ O terceiro fim de semana de março, no Rio, vai ser um caldeirão incandescente, sem chuvas, e termômetros batendo os 39 graus (com sensação de mais de 50!) — bom para quem é mais feliz vestindo um biquíni.
numero:✓ Que tal ar-condicionado a toda, naquele clima Roberto Carlos nos-lençóis-macios-amantes-se-
numero:✓ Se você anda numa fase de queixas (afff!), lembre-se: o coitadismo é muito chato. Melhor seguir aquela sabedoria nordestina: “Boa romaria faz, quem de sua casa não sai” – rsrsrsrrs.
numero:✓ O que vai acontecer com você, neste fim de semana, não sei, mas pode incluir ver na Netflix o doc “A Noite que Mudou o Pop”, com relatos da gravação da música “We Are the World”.
numero:✓ O Circo Voador recebe dois shows na mesma noite: o grupo paulistano Bixiga 70 e BNegão & Seletores de Frequência encerram a turnê pelos 10 anos de “Sintoniza lá”, sexta, a partir das 20h
numero:✓ No dia seguinte, na mesma lona da Lapa, o grupo Braza se despede do Rio com show cheio de sucessos da carreira, a partir das 20h
numero:✓ Do @sensacionalista: “Senado quer que porte de qualquer quantidade de droga seja crime, mas ato pró-Bolsonaro segue liberado”.
numero:✓ Está em dúvida de sair com aqueles amigos que você não vê há muito tempo e que passou a evitar porque falavam muita merda? Continue evitando: um livro ou um filme podem até ser melhores companhias.
numero:✓ A cantora Bárbara Mendes celebra Rita Lee, no Blue Note, em Copa, nesta sexta, às 22h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Embora não seja assunto da alçada de seu ministério, Ricardo Lewandowski acredita que Kate Middleton esteja nas imediações de Mossoró. O ministro da Justiça não costuma errar esses prognósticos”.
numero:✓ Oswaldo Montenegro faz o show “Celebrando 50 anos de estrada”, com participação do multi-instrumentista Milton Guedes, no Vivo Rio, sexta e sábado, às 21h.
numero:✓ O cantor Humberto Effe e o guitarrista Gustavo Corsi apresentam um tributo a Luiz Melodia, no Teatro Brigitte Blair, em Copa, sábado, às 20h30.
numero:✓ “Os mineiros”, com Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini, celebram a noite pelos 50 anos do “Clube da Esquina” e da chamada “geração de ouro” da música mineira, no Qualistage, na Barra.
numero:✓ Rita Benneditto comemora 20 anos do álbum “Tecnomacumba”, que mistura pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas com temas da MPB, no Teatro Rival Petrobras, sábado, a partir das 19h30.
numero:✓ Rodrigo Maranhão faz o show “Mercado das flores”, com participação de João Cavalcanti, no Manouche, no Jockey, sábado, às 21h.
numero:✓ Zeca Pagodinho comemora 40 anos de carreira no Espaço Hall, na Barra, sábado, às 22h30.
numero:✓ Programa para o sábado: a partir das 17h, a editora Patuá comemora 13 anos, lançando 20 livros no Boteco Belmonte, no Leme, entre eles, o primeiro livro da poetisa e performer carioca Clauky Boom: “Na Mira da Rima”, orelha do jornalista e cineasta Guilherme Scarpa e prefácio do jornalista Christovam de Chevalier.
numero:✓ Comida, diversão e arte na fábrica Bhering, com dezenas de lojas, bistrôs e ateliês no prédio art déco, em Santo Cristo, em seis andares, com programas especiais aos sábados, como aulas, exposições e a roda de samba do bistrô De Rose. Um dos destaques é o terraço sob a torre do relógio centenário, de onde se vê a Baía de Guanabara. Sábado, das 10h às 19h.
numero:✓ Nos palcos, “Claustrofobia”, com direção de César Augusto, em que Márcio Vito expõe o isolamento e a alienação da vida urbana nos dias de hoje. No CCBB, sábado, às 19h, e domingo, às 18h. Confira a crítica de Cláudia Chaves na coluna.
numero:✓ “Entre Franciscos, o santo e o Papa”, escrita por Gabriel Chalita e dirigida por Fernando Philbert, mostra um encontro imaginário entre o papa Francisco e São Francisco de Assis, interpretados por Paulo Gorgulho e César Mello. No Teatro Domingos Oliveira, no Planetário do Rio, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, com a leitura dramática da obra da escritora francesa “A cerimônia do Adeus”, no Teatro Prio, Jockey, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Michel Melamed e Leticia Colin seguem com a tragicomédia “Um filme argentino”, como um casal com dificuldades na relação, no Teatro Adolpho Bloch, Glória, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ O monólogo “Gênero: livre”, inspirado na vida da atriz Christiana Guinle, reflete sobre identidade de gênero e orientação sexual, com direção de Ernesto Piccolo. Na Cidade das Artes, na Barra, no sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ A comédia “Loloucas”, com Heloísa Périssé e Maria Clara Gueiros, está no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Lotte Zweig – A mulher silenciada”, dirigida por Carlos Vereza, que divide a cena com Hana Kolodny, na peça que conta, sob o ponto de vista da mulher do escritor austríaco Stefan Zweig, o exílio do casal no Brasil, depois da fuga da Alemanha nazista, e a morte de ambos, à época, apontada como suicídio duplo, mas hoje sob suspeita de assassinato. No Teatro Fashion Mall, sábado, às 17h, e domingo, às 20h.
numero:✓ Diogo Vilela estrela o clássico “O pagador de promessas”, do baiano Dias Gomes, como o protagonista Zé do Burro, junto à Cia. Funarj de Teatro, Arte e Repertório, com direção de Marcus Alvisi, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ O bailarino Thiago Soares volta ao Rio com o espetáculo “O último ato”, com pegada autobiográfica, no Teatro Casa Grande, Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Bora que vai ter funk no museu: a jornalista e pesquisadora musical Michele Miranda lança o livro “Funk Delas – A história contada pelas mulheres”, neste sábado, no MAR, com direito a show de MC Cacau, também conhecida como “a primeira Anitta”, a partir das 14h, e ainda um bate-papo com a cantora, a autora e Taísa Machado, fundadora do Afrofunk Rio. Nos intervalos, muito funk feminino com a DJ Mary Dee.
numero:✓ Aproveite e faça uma visita à mostra “Funk: um grito de liberdade”, que percorre a história do gênero musical e seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos em 900 trabalhos, com quadros e instalações de artistas brasileiros, como Maxwell Alexandre, Gê Viana e Panmela Castro, e estrangeiros.
numero:✓ A artista carioca Yoko Nishio faz sua primeira individual, “Corpo formoso”, com 11 pinturas em que destaca a relação entre corpo e cidade. No Museu da República, no Catete, sábado e domingo, das 11h às 17h.
numero:✓ A Casa Museu Eva Klabin vai receber o Ateliê de Restauro e a Oficina de Restauro a partir deste sábado (16/03), das 14h às 18h. O museu terá cinco obras restauradas pelo especialista e professor da UFRJ Edson Motta Júnior. O público vai assistir ao processo e às técnicas de retoques e limpeza para devolver a autenticidade aos quadros dentro de um estúdio de vidro no jardim do Museu. Ambas as atividades são custo zero. Informações aqui.
numero:✓ No domingo (17/03), a partir das 14h, o Clube Renascença, no Andaraí, vai comemorar a cultura afro-brasileira com o grupo Samba de Caboclo, com mais de três horas de show.
numero:✓ No sábado (16/03), a partir das 14h, a clássica roda de samba “Canta, canta minha gente”, do Al Farabi, bar e sebo no Centro, comandado por Raoni e Dandara Ventapane, netos do cantor e compositor Martinho da Vila. No repertório, pode esperar muitos clássicos compostos e interpretados por nomes, como Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e Martinho da Vila.
numero:✓ O evento Dias de Sol na Praia de Copa oferece aulas de ioga, altinha, power dance, sessões de massagem, exposição com 12 painéis instagramáveis e shows sempre às 17h. A programação está no site. https://www.diasdesol. com.br/programacao
numero:✓ A Feira das Yabás, geralmente no bairro de Oswaldo Cruz, aporta no CCBB, no Centro, sábado, de 12h às 18h30, com gastronomia preta carioca, como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, entre outros, além de DJs, rodas de conversa com a com a atriz Isabel Fillardis e a jornalista Bia Aparecida (13h) e muitas outras atrações.
numero:✓ O Rock 80 Festival acontece no Boulevard Olímpico, aos pés da roda-gigante Yup Star, com comemoração a ST. Patricks Day – que tal? -, em que o público será recebido por um leprechaun, figura mitológica do folclore irlandês — o duende. sábado e domingo, das 12h às 23h, com programação musical roqueira e 20 rótulos de cervejas artesanais, além de barracas gastronômicas e de artesanato.
numero:✓ A Feira Gastronômica Itinerante ocupa, pela primeira vez, o Aterro do Flamengo, na altura do Posto 3, também comemorando o feriado irlandês, com estandes cervejeiros de produtores locais, DJs e bandas de rock, sábado e domingo, das 12h às 21h.
numero:✓ Quem frequentou Botafogo na década de 2000 sabe que ali sempre teve seu charme. Agora, a noitada da Rua Arnaldo Quintela foi eleita pela revista “Time Out” a oitava região mais “cool” (legal) do mundo, na edição de 2024, sendo que, em 1º lugar, a High Street, em Melbourne (Austrália), seguido Hollywood Road, Hong Kong, e East Eleventh, em Austin (Texas). Em Botafogo, tanto na rua citada quanto próximo dali, são mais de 20 opções entre restaurantes e bares, como a vermuteria Tero, o Chanchada, de Bruno Katz, o Polvo Bar, a Tasca da Mercearia, o Quartinho Bar, o Que Peixe Mar e Fogo, o já tradicional Culto, entre tantos.
numero:✓ Entre as estreias da semana no cinema, estão “Ervas secas”, tendo a atriz Merve Dizdar premiada em Cannes como melhor atriz interpretando uma professora que acaba transformando a vida de um jovem professor de arte em um vilarejo remoto na Anatólia; “Lilith”, dirigido por Bruno Safadi, com Renato Góes, Nash Laila e Isabél Zuaa; o doc “Lupicínio Rodrigues — Confissões de um sofredor”, com entrevistas e depoimentos de nomes como Gilberto Gil e Jards Macalé, sobre a vida e carreira do artista gaúcho (1914 – 1974), com direção de Alfredo Manevy. Para mais títulos, incluindo os vencedores do Oscar 2024, clique aqui.
numero:✓ Para refletir, do produtor musical Nelson Motta, nesta sexta (15/03), em O Globo: “Como na Abolição da Escravidão, nós seremos os últimos a liberar a cannabis no mundo, sempre sacolejando nos últimos vagões do trem da História”.