numero:✓ Bom fimde, sem aquela parte sua, que não é só sua, mas que persegue você (rsrsrsrrs).
numero:✓ O segundo fim de semana de março vai ser de “calor excessivo”, predominantemente ensolarado, mas com possibilidade de chuva. A outra possibilidade é você mostrar seu talento físico na praia, com repelente, claro.
numero:✓ Você não quer praia? Sexo, controle remoto e séries. E alegria, claro, que tem uma faísca divina.
numero:✓ Jeff Bezos, dono da Amazon, assume o posto de mais rico do mundo. Tem muito dinheiro. Só dinheiro é pouco. Rrsrsrsrs.
numero:✓ Triste mesmo é a gente ainda precisar do Dia da Mulher. “Não são flores nem parabéns: queremos o direito à liberdade do nosso corpo, à segurança de ir e vir, à busca de justiça sem humilhações, e a tanta coisa mais… A lista é imensa e não acaba em março”, da jornalista Cris Fibe.
numero:✓ A feira de pequenos produtores do Prosa na Cozinha (@prosanacozinha), organizada pela chef Manu Zappa no Horto, vai comemorar o Dia da Mulher sábado e domingo, das 14h às 22h, com quase 100% de mulheres e com uma atração extra: rodas de conversas com a atriz Maria Ribeiro, a roteirista Manuela Dias, a chef Kátia Barbosa, a jornalista Bianca Ramoneda e a escritora Andrea Pachá, dentre outras. As rodas terão a mediação da jornalista Regina Zappa e acontecerão no interior do Prosa na Cozinha.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Tem gente saindo de posto de saúde feliz da vida com o diagnóstico de covid: ‘Graças a Deus, pensei que fosse dengue!’” Que tal?
numero:✓ Alice Caymmi leva o show “Kali”, de voz e violão, no Blue Note, em Copa, sexta, às 22h.
numero:✓ De @OCriador: “Criei primeiro o homem do que a mulher pelo mesmo motivo que vocês humanos fazem primeiro experiências com ratos”.
numero:✓ ID:Rio 2024 acontece de sexta a domingo, no evento de moda no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, com show de Toni Garrido no domingo, às 19h.
numero:✓ Do @sensacionalista: “Homem que dá flor no Dia da Mulher é o mesmo que reclama que mulher não sabe dirigir, diz estudo”.
numero:✓ Do @sensacionalista: “Depois de Nikolas Ferreira como presidente da Comissão de Educação, Câmara quer Netanyahu na Comissão de Direitos Humanos”.
numero:✓ Margareth Menezes, cantora e ministra da Cultura, volta ao Circo Voador, na Lapa, depois de 10 anos, na sexta, a partir das 20h. Abertura do Samba que Elas Querem.
numero:✓ No dia seguinte, na lona da Lapa, o trio “Baile do Brime”, formado por Fleezus, CESRV e Febem, recebe MSE, Ebony, Big Bllakk, SD9 e VND, dentre outros, a partir das 20h.
numero:✓ Rolando nas redes: “Aqui, no jornal do Rio, tá passando temporada nova de ‘Vale o Escrito’” — sobre a operação para prender Bernardo Bello, por ser o suposto mandante da morte do advogado Eduardo Sobreira Moraes.
numero:✓ O festival “I Wanna Be Tour” recebe nomes do pop punk e do emo, entre Simple Plan, A Day To Remember, The All-American Rejects, All Time Low, The Used, Asking Alexandria, Boys Like Girls, Mayday Parade e Plain White T’s e, entre as atrações nacionais, NX Zero, Fresno e Pitty, no sábado, no Riocentro, Barra, a partir das 10h.
numero:✓ Cariocas estão loucos com duas notícias da semana: Madonna na praia de Copacabana, em maio, e o show de Caetano Veloso e Maria Bethânia, em agosto (as vendas começam dia 17 de março). Os memes estão a toda.
numero:✓ Mais uma: “Me dá um trabalho ser fã da Madonna no Brasil: é comprar passagem, é reservar Aibnb, é comprar doleira, é levar lubrificante e leque, é chegar próximo ao palco, é dançar, é sobreviver aos arrastões, é voltar vivo pra casa…”.
numero:✓ Guilherme Arantes faz o show “48 anos de sucessos”, no Theatro Municipal, na Cinelândia, sábado, às 20h.
numero:✓ Ainda: “Decidindo o nome do evento – Copacadonna, CopaMadonna, Like a Praya, Copa Don’t Preach, Give It To Me (Ladrão’s version)”.
numero:✓ Maria Gadú apresenta o show “Quem sabe isso quer dizer amor”, com releituras de Milton Nascimento, Marisa Monte, Rita Lee e mais, no Vivo Rio, sábado, a partir das 21h.
numero:✓ Nilson Matta Trio celebra os 60 anos do álbum de jazz “Money Jungle”, gravado por Duke Ellington, Charles Mingus e Max Roach, no Manouche, no Jockey, sábado, às 20h30.
numero:✓ Vanessa da Mata comemora 20 anos de carreira com a turnê “Vem doce”, no Qualistage, na Barra, sábado, às 21h30.
numero:✓ Mumuzinho recebe convidados, como Cereja e Tierre, na “Resenha do Mumu”, em mais de quatro horas de show, no Riocentro, na Barra, no domingo, a partir das 15h.
numero:✓ Novidade é a inauguração do Museu do Jardim Botânico, com exposição que passeia pelos mais de dois séculos de história do arboreto, fundado em 1808, trazendo obras, como a “Sumaúma: Copa, Casa, Cosmos”, de Estêvão Ciavatta, com narração de Regina Casé, além de instalações de Denilson Baniwa. Sábado e domingo, das 10h às 17h.
numero:✓ A Galeria Nara Roesler, em Ipanema, inaugurou, esta semana, “Essa cidade ‘sempre’ maravilhosa”, com curadoria de Theo Monteiro, trabalhos de 12 artistas, como Vik Muniz, Jaime Lauriano e Priscila Rooxo, ligados ao Rio, como a paisagem, lazer, violência, sexualidade e o sagrado.
numero:✓ Na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, “Contratempo”, com cinco artistas contemporâneos que propõem novas perspectivas sobre o tempo, com curadoria de Lucas Albuquerque.
numero:✓ Na praça em frente ao CCBB, um Menino Maluquinho inflável de 6 metros recebe os visitantes para a mostra sobre o personagem mais conhecido do multiartista Ziraldo, a interativa “Mundo Zira”, para crianças e adultos, também com todos os personagens de sua carreira, como “A turma do Pererê”, “Uma professora muito maluquinha”, “Planeta lilás” e “O bichinho da maçã”, dentre outras. A curadoria é de Daniela Thomas, filha de Ziraldo, com Adriana Lins, sobrinha do artista.
numero:✓ Os palcos cariocas andam muito animados e com várias reestreias e estreias… Acaba de voltar ao cartaz “Antes que seja tarde”, com Vânia de Brito encenando a adaptação do livro “Cuide dos pais antes que seja tarde”, de Fabrício Carpinejar, sobre a relação entre filhos e pais idosos, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, sexta, às 20h.
numero:✓ Sylvia Bandeira faz única apresentação do musical “Charles Aznavour — um romance inventado”, no Teatro Fashion Mall, São Conrado, sábado, às 19h.
numero:✓ O monólogo “Claustrofobia’, dirigido por César Augusto, estreia no CCBB, sábado, às 19h, e domingo, às 18h, com o ator Márcio Vito, isolado e alienado da vida urbana, ao interpretar um ascensorista, uma executiva e um porteiro.
numero:✓ Única apresentação de “Deixa Clarear”, musical que relembra a trajetória de Clara Nunes, interpretada por Clara Santhana, no Teatro Rival Petrobras, Cinelândia, sábado, às 19h30.
numero:✓ Ed Moraes apresenta o monólogo “Eu não sou Harvey — o desafio das cabeças trocadas”, baseado na vida do ativista americano Harvey Milk, ícone da luta por direitos LGBT+, no Teatro Municipal Café Pequeno, Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 19h
numero:✓ Estreia sexta, às 20h, “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, com a atriz apresentando a leitura dramática da obra da escritora francesa “A cerimônia do Adeus”, no Teatro Prio, no Jockey, também sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ O casal Michel Melamed e Leticia Colin estão juntos, pela primeira vez no palco, em “Um filme argentino”, no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Heloísa Périssé e Maria Clara Gueiros reestreiam “Loloucas”, comédia dirigida por Otávio Muller, no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Clayton Nascimento reestreia “Macacos”, em que reflete sobre o racismo, no Teatro Riachuelo, Centro, sábado, às 20h, e domingo, às 17h.
numero:✓ “Nara”, sobre a vida de Nara Leão, é interpretada por Zezé Polessa no musical com 13 canções da musa da bossa nova, no Teatro Firjan Sesi, Centro, sábado e domingo, às 18h. Leia a crítica de Cláudia Chaves na coluna.
numero:✓ Bruce Gomlevsky interpreta “Raul Seixas — o musical”, no monólogo com 24 canções tocadas ao vivo, no Teatro EcoVilla Ri Happy, Jardim Botânico, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Últimas chances de assistir à comédia “Shirley Valentine”, adaptada por Miguel Falabella, com Susana Vieira, no Teatro Casa Grande, Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Clecia Casagrande, da extinta Escola do Pão, se juntou à atriz Nivea Maria, dona do restaurante Dois em Cena, no RioSul, há mais de 10 anos, e abriram o Dois em Cena Pasta e Pane, com mais de 15 variedades doces e salgados, e mais waffles, pão de queijo, grissini etc. Pedidos no 98496-0860 ou Ifood.
numero:✓ Não há nada mais carioca que botecos. Pedimos ao chef Elia Schramm, do Babbo (@babboosteria), que vai abrir, brevemente, seu próprio boteco, o Jurubeba, em Botafogo, indicação dos seus prediletos. Segue o fio…
numero:✓ “Galeto Sat’s, filial original Copacabana, mas, desde que ele abriu em Botafogo, a galera de Copa migrou. Vou porque sou muito bem atendido, me sinto em casa; o Serjão é o rei da hospitalidade. Tem o Mendes e os garçons que me conhecem. E o Sat´s é aquilo: ele tem compromisso com quem bebe; então, se você quer beber em um lugar e resenhar até o sol raiar, é a melhor escolha”.
numero:✓ “O Bar do Momo, na Tijuca. Lá têm várias opções, mas o Momo é tradicional: tem aquele lado raiz, ligado ao samba, um lugar de chefs, de uma boêmia assídua. O Gabriel da Muda e Moacyr Luz estão sempre por lá. Então, ali, você tem uma efervescência cultural muito grande, além dos petiscos maravilhosos e do próprio Toninho do Momo, muito simpático”.
numero:✓ “E o Labuta, que é um pouco diferente, com uma pegada de boteco mais moderno, com chefs, que fica no Centro, que precisa dessa revitalização. Uma cidade que não cuida do seu Centro morre. E lá tem uma comida muito gostosa, coisas típicas de boteco, mas tudo é muito bem executado e tem a alma de ‘boteco roots’ mesmo, pequeno, com balcão. Sem contar que aos sábados rola um ótimo samba, que tem tudo a ver com essa alma de boteco”.
numero:✓ O Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Morro da Urca, faz uma programação especial pela mulher, com roda de samba aberta aos visitantes de sexta a domingo, das 13h às 16h, e distribuição de brindes. Informações no @parquedobondinho
numero:✓ No cinema, entre as estreias da semana, estão o ucraniano “20 dias em Mariupol”, de Mstyslav Chernov, indicado ao Oscar de melhor documentário, narrando os primeiros ataques à estratégica cidade de Mariupol, no leste da Ucrânia, em 2022; o nacional “Apaixonada”, comédia romântica dirigida por Natália Warth e baseada no livro homônimo de Cris Souza Fontês, com Giovanna Antonelli, Rodrigo Simas e Danton Mello; “Garra de ferro”, com Zac Efron e direção de Sean Durkin, conta a trajetória real dos irmãos Von Erich, a família mais famosa da luta livre encenada, famosa no início da década de 1980, por fazer história no esporte; e “Todos nós desconhecidos”, o filme mais autobiográfico do diretor e roteirista Andrew Haigh, sobre as dificuldades de crescer nos anos 80 sendo gay. Para mais títulos, clique aqui.