O casal Bia e Pedro Corrêa do Lago — ela, psicóloga e escritora, autora de vários textos sobre Frans Post e fotografia oitocentista; ele, editor e o maior colecionador de manuscritos do mundo com 60 mil itens — lançaram, nessa segunda (04/03), o livro “Frans Post — obra completa (1612-1680)” (Editora Capivara), na Travessa do Shopping Leblon.
É a terceira edição do catálogo do holandês Frans Post, revista e ampliada com os desenhos inéditos da fauna brasileira, descobertos em 2014. “Um arquivista, em Haarlem, onde nasceu Frans, descobriu 34 novos desenhos de animais do Brasil, em excelente qualidade, ampliando agora para um conjunto de 93 desenhos”, contou Bia durante a palestra antes de autografar os exemplares sobre Frans e sua trajetória de sete anos passados no Brasil — ele chegou na comitiva do conde Maurício de Nassau, no Nordeste (chegou ao porto de Recife em janeiro de 1637, aos 24 anos), e tornou-se o primeiro paisagista do país no século XVII.
Foram mais de 12 anos de pesquisa movida pela paixão dos autores pelo pintor, com mais de 400 imagens, entre 160 óleos, 93 desenhos e 35 gravuras, registradas de museus e coleções particulares em todo o mundo. “Dos 160 quadros consensualmente considerados autênticos, somente três encontram-se hoje inacessíveis: um foi roubado e dois foram provavelmente destruídos”, contou o casal.