A partir desta quarta (06/03), os visitantes da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro, vão ser recepcionados por um avatar de Machado de Assis (1939-1908), em tamanho natural, capaz de interagir em tempo real. Sem inibição emocional, pode perguntar o que quiser e fazer declarações. Sabemos: quem não ama o Machado? O dispositivo incorpora não apenas os traços físicos do autor, mas também sua personalidade e seu estilo literário, em projeto criado com a Euvatar Storyliving, empresa de novas tecnologias. “Ao trazer Machado de Assis de volta à vida digitalmente, a ABL está pavimentando um caminho inovador para a disseminação do conhecimento e da cultura. Esse avatar não é apenas uma representação estática do autor, como também uma janela para sua mente, sua personalidade e sua obra, capaz de interagir e inspirar as gerações presentes e futuras”, diz Merval Pereira, presidente da ABL.
É a inteligência artificial agindo para resgatar figuras históricas — Machado vai responder a perguntas sobre sua vida, trabalho e perspectivas, numa experiência que funde literatura clássica com tecnologia de vanguarda. Se quiser um papo com o Assis eletrônico, agende sua visita gratuita no site. www.academia.org.br.
O Petit Trianon está a toda esta semana: na quinta (07/03), a partir das 16h, também acontece a eleição para a cadeira nº 9, vaga de Alberto da Costa e Silva, que vai escolher entre Edgard Telles Ribeiro, Lilia Katri Moritz Schwarcz (publicada aqui, o nome mais cotado), Chirles Oliveira Santos, Ney Suassuna, Antônio Hélio da Silva, J. M. Monteirás e Martinho Ramalho de Melo. O Tribunal Eleitoral Regional, mais uma vez, vai emprestar uma das urnas eletrônicas; a expectativa é que a eleição dure mais ou menos meia hora.