Saiu a lista atualizada da revista americana “Newsweek” com os 250 melhores hospitais do mundo (particulares). Nenhum do Rio aparece. Como assim? O ranking é baseado em recomendações de profissionais da saúde e lideranças do setor de 30 países, pesquisas de satisfação com pacientes e indicadores de qualidade e segurança.
O Hospital Israelita Albert Einstein, em SP, está na 28ª posição, subindo seis posições em relação ao ano anterior, sendo considerado o melhor do Hemisfério Sul e da América Latina. É pra lá que vão até cariocas quando a situação aperta, como Galvão Bueno, políticos e outros… O hospital tem mais de 70 anos, mais de 13 mil colaboradores e 9,4 mil médicos.
O Brasil ainda aparece na 82ª, com o Sírio Libanês; em 119ª, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz; e em 200ª, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, os três na capital paulista; além do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (132ª); e o Hospital Santa Catarina Paulista (171ª).
Embora o Rio tenha médicos destacados, seus hospitais não pontuaram na lista — nem mesmo os cinco estrelas, como o Copa Star, fundado em 2016 pelo cardiologista carioca Jorge Moll, presidente do Conselho da Rede D’Or São Luiz.
Os 10 primeiros:
1 – Mayo Clinic – EUA – Rochester
2 – Cleveland Clinic – EUA – Cleveland
3 – Toronto General – University Health Network – Canadá – Toronto
4 – The Johns Hopkins Hospital – EUA – Baltimore
5 – Massachusetts General Hospital – EUA – Boston
6 – Charité – Universitätsmedizin Berlin – Berlim – Alemanha
7 – Karolinska Universitetssjukhuset – Suécia – Estocolmo
8 – AP-HP – Hôpital Universitaire Pitié Salpêtrière – Paris – França
9- Sheba Medical Center – Israel – Ramat Gan
10 – Universitätsspital Zürich – Zurique – Suíça