Depois de denúncias sobre um possível foco de dengue em São Conrado (Rua Gabriel Garcia Moreno), a Subprefeitura da Zona Sul entrou na casa para fazer uma vistoria, na última sexta (23/02). Na semana anterior, os agentes já tinham estado ali, mas, como a propriedade estava desocupada, foi necessário cumprir os trâmites burocráticos. “Notificamos os donos, mas, como não houve qualquer retorno, foi necessário publicar uma portaria no Diário Oficial, para garantir a entrada compulsória das equipes de saúde na propriedade. Os focos de dengue já foram todos extintos no local, mas reforço meu pedido para que a população continue denunciando”, diz Flávio Valle, subprefeito da ZS. Vale em qualquer ponto da cidade?
Os agentes encontraram 44 larvas de Aedes aegypti em uma piscina e em objetos com água acumulada, entre os quais, um pneu. A piscina recebeu tratamento biológico com peixes larvófagos: os “barrigudinhos”, um artifício muito usado já que eles são predadores das larvas. Os objetos foram retirados para um local coberto.
Pedidos de vistoria ou denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti devem ser feitos pelo 1746. Até agora, 96% dos chamados de inspeção contra focos de dengue recebidos por esse canal foram atendidos dentro do prazo.