Depois de abrir o carnaval, entregando a chave ao Rei Momo, nesta sexta (09/02), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Eduardo Paes continua ligado no 220 e estará na Sapucaí logo mais, participando do primeiro dia de desfiles.
Entre as oito escolas da Série Ouro, está a estreia da União de Maricá, pela primeira vez na Sapucaí, a sexta a desfilar. E, segundo a “rádio corredor Sambódromo”, quem vem à frente, ao lado do presidente da escola, Tadeu Marinho, o Tadeuzinho? O próprio Eduardo Paes. A ideia teria sido do prefeito carioca, numa, digamos, duradoura “reparação histórica”, por, em 2016, ter chamado a cidade de “merda de lugar” em uma conversa por telefone com o então ex-presidente Lula. Desde então, foram mil desculpas e, em 2022, Paes até recebeu o título de cidadão de Maricá. Sim, a fala de Paes impulsionou o turismo à época.
A escola foi a campeã da Série Prata do ano passado, competindo com outras 32 escolas na Intendente Magalhães, na Zona Norte. A agremiação foi fundada em 2015 pelo presidente de honra, o deputado federal Washington Quaquá (PT), que foi prefeito da cidade por oito anos, hoje comandada por Fabiano Horta (PT), que também estará na avenida. A Prefeitura de Maricá investiu R$ 8 milhões na escola, além de montar um lounge no setor 4 e nomear Valéria Valenssa, ex-Globeleza, embaixadora da cidade, que também vai desfilar depois de 20 anos ausente da passarela do samba.