A atriz Cláudia Abreu é um dos nomes na programação gratuita do “Parque de Ideias”, projeto do documentarista Márcio Debellian, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, nos dias 18, 19 e 20 de março. No primeiro dia, às 18h, a atriz, como convidada do “Ilustre Leitor”, vai bater um papo com Debellian sobre 10 livros fundamentais na sua formação. Já nos dias seguintes, vai apresentar o monólogo “Virginia”, também às 18h, dirigido por Amir Haddad, sobre a vida e o trabalho da escritora britânica Virginia Woolf, que influenciou a carreira de Abreu em diversos aspectos. “Ter a oportunidade de debater sobre livros de Virginia Woolf e, em seguida, apresentar a peça vai ser uma experiência extraordinária”, diz.
Outra novidade é a presença do roteirista Lucas Paraizo, autor das séries “Sob Pressão” e “Os Outros” – dois grandes sucessos na Globo e no Globoplay (a segunda estreia na TV aberta, em maio), para uma aula de roteiro no dia 19 de março, das 14h30 às 17h. O objetivo é apresentar os fundamentos básicos da dramaturgia. “A masterclass vai permitir ferramentas narrativas e produtivas que ajudarão os interessados desde o entendimento do que é uma ideia audiovisual até suas principais etapas do processo criativo”, avisa Lucas.
O projeto começou em 2022. Desde então, Debellian já levou nomes, como Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil, Lenine, Zélia Duncan, Elisa Lucinda, Gregório Duvivier, Conceição Evaristo, e ofereceu mais de 500 horas de aula em cursos e oficinas. Foram mais de 7.800 pessoas em dois anos.
As inscrições serão divulgadas em breve, nas redes sociais.