A partir desta quinta (29/02), moradores e comerciantes do Rio e de outras 30 cidades do estado podem começar a quebrar o monopólio do setor elétrico, passando a contar com a liberdade de escolher seu fornecedor de energia. A LUZ será a primeira empresa a atuar no mercado fluminense, tornando-se uma opção aos consumidores, ao lado da Light. Isso é possível graças a uma lei federal em vigor desde janeiro, a qual permitiu a abertura do mercado livre de energia para clientes de baixa e média tensão. Esperam-se, em breve, novas empresas habilitadas.
Segundo a LUZ, a migração é simples e pode ser solicitada a partir do aplicativo da empresa, de forma gratuita, sem necessidade de qualquer obra em casa. A fornecedora diz que será possível mensurar e controlar o consumo de energia do imóvel em tempo real pelo app e garante ser possível alcançar uma economia de até 20% na fatura mensal. Importante destacar que a Light continuará sendo a distribuidora de energia.
A LUZ gera a energia que fornece por meio de fazendas solares, já atendendo a outros três estados. Inicialmente, pretende oferecer a fonte renovável de energia para 20 mil clientes do Rio, mas pretende aumentar o número de consumidores nos próximos meses.