A Danielian Galeria, na Gávea, abriu três exposições nessa quinta (07/12): “Abstrações Utópicas”, com 80 obras de mais de 50 artistas do abstracionismo geométrico e informal, com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto; “Anna Bella Geiger”, com telas e “macios” produzidos nos últimos 30 anos pela artista; e “A Aurora de um Dia Seguinte”, com 19 inéditas e recentes do artista Thiago Rocha Pitta, em sua pesquisa sobre o meio ambiente.
É o começo da consultora de arte Alessandra Monteiro de Carvalho, a Bubu, com os Danielian (Luiz Alberto e Ludwig pai e filho), vinda da Nara Roesler. O espaço de Anna Bella, 90 anos, que chegou das suas aulas no Parque Lage, estava mais em alta do que tudo — sem esquecer o grande talento da artista, era o único com ar condicionado bombando, as outras eram ao ar livre.
Uma curiosidade é que “Abstrações” comemora os 70 anos da 1ª exposição de arte abstrata no país, feita no Quitandinha, em Petrópolis, e Anna Bella é a única artista daquela mostra histórica e também fez a consultoria.
Um dos convidados era o fotógrafo peruano Mario Testino, em sua temporada de fim de ano, que visita o Rio há 50 anos com frequência.