Para capacitar jovens para o mercado de tecnologia e inovação, o Rio ganha nesta quarta (06/12), o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que funciona como unidade de pesquisa em cursos de pós-graduação, com autorização do Governo Federal, para implantar o IMPA Tech, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, prometendo ser pioneiro no país.
O curso, que começa já em 2024, vai atender até 100 alunos no primeiro ano e 400 ao final de quatro anos. Totalmente gratuito, os alunos terão ainda moradia, bancada pela Prefeitura, e apoio financeiro do Governo Federal.
O Instituto ficará no Porto Maravalley (um ponto de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura na Zona Portuária), que já está com as obras praticamente finalizadas. A graduação vai dividir um galpão de 10 mil m² com startups e empresas de tecnologia, criando um ambiente exclusivo para os estudantes.
As inscrições para jovens interessados estão abertas no site impatech.impa.br até 28 de dezembro. Para 2024, a seleção usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
“Sabemos bem do potencial do conhecimento matemático para contribuir para o desenvolvimento e a geração de riqueza. A criação do IMPA Tech é mais uma iniciativa de grande envergadura do IMPA para colocar esse conhecimento a serviço da sociedade brasileira”, diz o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.