numero:✓ O Rio 60º tá on neste fim de semana (é tempo de suor — argh!), segundo o Climatempo (38 graus de máxima — no termômetro! — sábado e domingo). O pior está longe de ser a temperatura… Dica: antes de sair, peça uma atenção a São Miguel Arcanjo (o protetor dos assaltos, roubos, acidentes e violência).
numero:✓ De @OCriador: “Jesus não nasceu para o debate do Natal ser sobre uvas-passas no arroz. Melhorem!”
numero:✓ Então é Natal…. na Lagoa. O evento custo zero ocupa o Complexo Lagoon até o dia 25, com atrações para a família: espetáculo visual projetado sobre tela de água, parada iluminada, roda-gigante, Casa do Papai Noel, queima de fogos e de 32 metros, além de shows, feira de Natal, oficinas, food-trucks e brinquedos infláveis. Saiba mais aqui.
numero:✓ Do jornalista Gilberto Porcidonio: “Ironia é que a droga não era malhada. E ainda, a galera levou muito a sério o lance de deixar os músculos trincados”. Sobre o influenciador fitness Renato Cariani ser alvo de busca e apreensão da PF por suspeitas de que sua empresa desviou produtos químicos para a produção de cocaína e crack.
numero:✓ Na Ecovilla RiHappy, dentro do Jardim Botânico, acontece a “Fábrica Mágica do Papai Noel”, com oficinas de decoração de biscoitos, de produção de cartões e enfeites natalinos, sábado e domingo, das 15h às 18h.
numero:✓ Opções para você poder lidar com a ansiedade pré-Natal: 1— Tomando Rivotril; 2 — Bebendo todo dia pra chegar mais rápido; 3 — Dando um pulinho do terreiro de macumba para fazer uma simpatia; 4 — Caguei para datas.
numero:✓ A Praça Mauá estará em festa — no sábado, o Museu do Amanhã comemora oito anos com passinhos e coreografias do Baile Black Bom, a partir das 17h. Durante o dia, feira gastronômica, de moda e artesanato e atividades infantis. No domingo, aniversário de 10 anos do projeto Sarau Preto, com festa no Museu de Arte do Rio, com capoeira, tambor de crioula e dança afro (às 10h), jongo (às 13h30), batalha de rimas (às 14h30) e roda de samba do Beco do Rato (às 16h30 e às 19h30). Para fechar, Mart’nália e Mombaça, criador do evento, fazem show-tributo a Gilberto Gil (às 20h), com participações de Serjão Loroza e da cantora angolana Cecília Marcos.
numero:✓ Festa fechada? Sim: 60 anos da revista Ela, no sábado, com festa no Copa: um vaivém do povo da moda e seus figurinos. Não aos cílios postiços, às maquiagens densas, às transparências, ao salto agulha. É ou não é?
numero:✓ É fim de semana de tempo bom; não estamos falando do seu sentimento. É da parte da natureza: para quem quiser explorar lugares abertos, os quiosques andam cada vez mais bombados, de cariocas e de turistas, ótimo para um rosé depois da praia.
numero:✓ Luísa Sonza está na série documental “Se eu fosse Luísa”, na Netflix e, no sábado, o último show da turnê do ano, no Qualistage, na Barra, a partir das 22h.
numero:✓ Rolando nas redes; “O almoço, aquele antigo momento de paz, se torna, em dezembro, um momento de tormento com todos os dias um monte de gente almoçando e confraternizando em bando. Quem faz amigos no trabalho, gente?”
numero:✓ Clima relax com Jonathan Ferr, um dos novos rostos do jazz, no show “Cura”, pelo projeto “Sábados no MAM Petrobras”, no sábado, às 11h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Anote aí para me cobrar após as eleições: no meu governo, vou acabar com festejos de fim de ano a cada 12 meses. Natal e réveillon serão comemorados apenas nas viradas de uma década para outra. Estou ainda pensando numa forma de transformar o verão em evento bienal”.
numero:✓ O restaurante Satyricon tem uma nova pimenta: com mais sabor sem perder o ardor. Como você não sabia disso? Rs.
numero:✓ E a correria para aquele presente esquecido pro tiozão do pavê? Ainda tem feira pra caramba por aí, precinhos mais econômicos, digamos assim: como a Carioquíssima, na Praça Paris, na Glória, com expositores de moda e gastronomia, estande de tatuagem, DJs e música ao vivo a partir das 18h, sábado e domingo, das 13h às 21h.
numero:✓ Além de artesanato, o Circuito Carioca também tem moda e gastronomia no Museu da República, sábado e domingo, de 9h às 18h.
numero:✓ O Fuxico ocupa a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com muito samba e forró, no sábado, e a chegada de Noel e seus duendes, no domingo. Das 12 às 20h.
numero:✓ A feira de marcas autorais de moda, arte, design e bem-estar “O Mercado” fecha a temporada no Solar das Palmeiras, em Botafogo, sábado e domingo, das 11h às 19h.
numero:✓ Marcos Valle, autor de “Samba de verão” e “Estrelar”, comemora 80 anos no Blue Note, Copacabana, no sábado, às 20h.
numero:✓ Já no dia seguinte, na casa de blues, Adriana Quadros em “As cores do Tom”, cantando sucessos de Tom Jobim, a partir das 18h.
numero:✓ O duo Antonio Carlos e Jocafi apresenta com a Orquestra de Violões do Forte de Copacabana o repertório de “Afro funk Brasil”, no Forte de Copacabana, no sábado, às 18h.
numero:✓ Mulheres de Chico levam o show “Essa moça tá diferente” ao Teatro Rival, no Centro, sábado, às 20h.
numero:✓ A Orquestra Rio Villarmônica, com regência de Tobias Volkmann e Mario Barcelos, apresenta o concerto “Uma noite na ópera de Paris”, com obras de Bizet, Saint-Säens, Délibes e outros franceses, na Cidade das Artes, Barra, domingo, às 17h.
numero:✓ No MAR, abertura da exposição “Brasil futuro: as formas da democracia”, com mais de 250 nomes, como Djanira e Tarsila do Amaral e figuras contemporâneas como Denilson Baniwa e Daiara Tukano; no mesmo museu, continua em cartaz “Funk: um grito de liberdade”, sobre a história do gênero musical e seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos em 900 trabalhos.
numero:✓ No MAM, chegam ao fim as mostras “Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas”, que 250 obras de artistas como Antonio Bandeira, Anna Bella Geiger e Lygia Clark; e “MAM Rio: origem e construção”, com cerca de 160 itens documentais — entre fotografias, cartas, jornais e plantas baixas. Ambas contam a história do museu, que completa 75 anos.
numero:✓ Em Niterói, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), “Ah, eu amo as mulheres brasileiras”, coletiva com obras de 22 artistas que discutem a objetificação feminina no país, como Alice Ruiz, Lenora de Barros e Arissana Pataxó. A mostra estreou em Nova York e passou por SP.
numero:✓ Como publicamos aqui, abriu a mostra “Mancha de dendê não sai — Moraes Moreira”, no Museu Histórico da Cidade, na Gávea, com a trajetória de um dos fundadores do Novos Baianos.
numero:✓ O monólogo “27’s”, com Augusto Zacchi, autoria de Daniela Pereira de Carvalho e direção de Gustavo Rodrigues, fala da morte precoce de ídolos do rock aos 27 anos, como Janis Joplin, Kurt Cobain e Amy Winehouse — o chamado Clube dos 27, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ “Auto do Belo Amor — Oferendas e pajelanças para todas as Marias” será encenada por artistas da Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades em pernas de pau na sede da cia, na Gamboa (Rua Pedro Ernesto, 21), acompanhados da Orquestra Uirapuru, em cortejo até a Praça da Harmonia, domingo, às 17h.
numero:✓ Últimas apresentações de “Gente de Bem”, com texto de João Ximenes Braga e direção de Adriana Maia, com a Cia. Comparsaria Teatral, no CCBB, Centro, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Dica da coluna: “King Kong Fran”, monólogo de Pedro Brício, com a impecável Rafaela Azevedo abordando temas como sexualidade e estereótipos associados à feminilidade, na Cidade das Artes, Barra, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Presentes” é um teatro do improviso com Rafael Saraiva e Samuel Valladares interagindo com a plateia. A direção é de Tuila Jost e Theo Jost, no Teatro Municipal Café Pequeno, Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “A vedete do Brasil”, musical que marca a estreia de Claudia Netto como diretora, traz Suely Franco à frente do elenco para contar a história de Virgínia Lane (1920-2014), no Teatro Copacabana Palace, sábado, às 19h30, e domingo, às 18h.
numero:✓ “Enquanto você voava, eu criava raízes”, espetáculo da Cia Dos à Deux destrincha a palavra “medo” em linguagem que mistura dança, artes cênicas e recursos visuais, no Teatro Firjan Sesi, no Centro, sábado e domingo, às 18h.
numero:✓ “Exercício E, de encontrar e esperançar”, dirigido pela coreógrafa Lia Rodrigues, leva 19 estudantes da Escola Livre de Dança da Maré a um trabalho de pesquisa e criação, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, no sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Piscininha, amor? Temos, no Nosso Bloco, no hostel Jo&Joe, no Largo do Boticário, Cosme Velho, livre para uso do público durante a batucada do Nosso Bloco, no domingo, das 13h às 20h.
numero:✓ Se você preferir encarar uma sala de cinema, entre em cartaz “Godzilla minus one”, longa do diretor Takashi Yamazaki, o primeiro japonês do famoso monstro criado em 1954 desde “Shin Godzilla” (2016), e bateu recordes de bilheteria; o terror britânico “A maldição do Queen Mary”, passado dentro do navio Queen Mary e todos aqueles clichês maravilhosos do gênero; a comédia nacional “Tá escrito”, dirigida por Matheus Souza, em que Larissa Manoela vive Alice, uma estudante que se torna uma influencer famosa nas redes sociais depois de receber de presente um livro que tem o poder de concretizar qualquer previsão astrológica. Para mais títulos, clique aqui.
numero:✓ Vida de salão: “Imagino que seja duro ficar viúva”, disse uma jornalista, com ar de solidariedade, ao dar de cara com conhecida empresária, já toda “montada”. Ela, rindo, respondeu: “Desde que aquele puto morreu, acabaram meus problemas.”