A Paróquia São José da Lagoa inaugurou, neste domingo, um presépio de Natal artesanal, totalmente sustentável. A criação é de artesãos cariocas, dirigida pela consultora de estilo Luiza Bomeny, da Artesa Design, que inaugurou semana passada loja do Rio Sul. A estrutura é toda em bambu, e os personagens são retratados em taboa, fibras de coco e bananeira. Um presépio semelhante, em tamanho menor, também foi instalado na igreja no Santuário do Cristo Redentor.
O projeto é da artista plástica Fabiana Barrocas e dos artesãos Eva Gomes e seus irmãos, que aprenderam o ofício do artesanato com o pai, um ex-caminhoneiro que precisou mudar de profissão depois de um acidente. Parte do material foi extraído da Reserva do Mico Leão Dourado, em Silva Jardim.
“A internacionalização do nosso artesanato brasileiro entrará numa nova fase: a partir da parceria entre o Santuário Cristo Redentor, a Artesa Design e a Obra Social O Sol, vamos mostrar ao mundo a competência e criatividade dos artesãos brasileiros”, diz o reitor do Santuário, padre Omar.