O BioParque acaba de anunciar o nascimento do primeiro filhote de tamanduá-bandeira, mamífero ameaçado de extinção, e você pode escolher o nome até esta quinta (07/12), nas redes sociais do parque. A fêmea nasceu no início de novembro e já pode ser vista pelo público ao lado da mãe, Gaia. A espécie é considerada vulnerável segundo a Red List, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
É a primeira vez que acontece a reprodução deste animal desde que o RioZoo se tornou BioParque. Segundo o ICMBio, há evidências de que a espécie está extinta no estado do Rio. “A reprodução de animais sob cuidados humanos é importante para a manutenção dessas espécies fora do seu habitat. Esse nascimento é bastante animador”, diz Ciro Cruvinel, veterinário e gerente técnico do BioParque.
Quanto ao nome, é mais uma forma de interagir com o público e chamar a atenção tanto para essa quanto para outras espécies. Mas criatividade não faltou à equipe técnica, que pré-selecionou os seguintes nomes: “Maria Cupim”, “Terra”, “Vênus” e “Formiga”. Pode acessar o @bioparquedorio, que a pequena será batizada com o nome mais citado.