A atriz Lucélia Santos vai presidir a 2ª edição da “Mostra de Cinema China Brasil”, de segunda a quinta (04 a 07/12), no Estação Net Rio, em Botafogo. A programação é 100% grátis, com sete filmes chineses, a maioria inédita no Brasil, e sete filmes nacionais que poderão ser revistos. Lucélia foi a primeira atriz estrangeira da história a ganhar a “Águia de Ouro”, maior prêmio da TV Chinesa, por sua atuação em “Escrava Isaura”, em 1985. “O interesse de jovens produtores e empresários chineses por nosso cinema e o desejo de estabelecer novos projetos de coprodução são essenciais para fazer acontecer essas relações criativas e comerciais”, diz ela.
Desde então, não parou de visitar o país. Em 2008, por exemplo, gravou o filme “Um amor do outro lado do mundo”, no Rio, com ela e o ator chinês Chao Chen, em uma história que se passa em Emeishan, província de Sichuan, na China, filmando entre os dois países. Em 2014, foi uma das convidadas de honra nas comemorações organizadas pelo governo local para a chegada do Ano Novo chinês. Ainda no final de 2013, a TV estatal chinesa fez uma pesquisa sobre que atriz eles gostariam de homenagear e ela apareceu entre as mais votadas, ao lado das atrizes da série “Sex and The City”.
A mostra foi criada por Arthur Chen, empresário chinês naturalizado brasileiro, e tem curadoria do produtor e documentarista Hélio Pitanga.