Mais de 150 pessoas deram entrada na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar na segunda e terça (25 e 26/12), respectivamente, 83 e 94 atendimentos; o normal são 70 por dia. A causa foram queimaduras na córnea, pelo contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos. Segundo os médicos, foram pessoas que fizeram tranças ou outros penteados com o produto para passar o Natal – ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico escorreu para a vista. A preocupação é ainda maior com a virada de ano, quando muita gente decide tomar banho de mar. “A situação pode ficar pior para o réveillon, e ainda temos previsão de chuva para a tarde do dia 31. Quem estiver usando essas pomadas e se molhar também correrá o risco de a água com o produto químico escorrer para os olhos”, avisa Paula Travassos, diretora do Souza Aguiar.
A Secretaria de Saúde já começou uma apuração para identificar quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em que estabelecimentos os penteados foram feitos. Muitas pomadas estão com a comercialização e o uso suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por terem insumos considerados nocivos à saúde, como os que causam intoxicação ocular.
A lesão na córnea pode causar irritação e inchaço nos olhos, visão turva e até cegueira temporária, além de causar bastante dor.
A consulta dos produtos regularizados pode ser feita em bit.ly/pomadasautorizadas.