Depois do lançamento da série “Betinho – No fio da navalha”, no Globoplay, a campanha “Natal sem Fome”, da ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo, recebeu o maior número de doações dos últimos três anos – cerca de 30% a mais que em 2022. Serão duas mil toneladas de alimentos, distribuídos para famílias de todo Brasil, beneficiando mais de 800 mil pessoas. Os responsáveis pelo projeto acreditam que o resultado foi ajudado pela produção audiovisual, já que, só no fim de semana de estreia, a média de doações chegou a dobrar.
As entregas começam nesta quinta (21/12), na sede nacional da ONG, na Gamboa. Só no estado, serão quase 400 toneladas entre comida e água. O ator Filipe Bragança, que vive Daniel Souza, filho de Betinho, na série, será voluntário carregando cestas. Atualmente ele é o presidente da Ação da Cidadania.
O “Natal sem Fome” é considerado a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina; nasceu junto da Ação da Cidadania, há 30 anos. Desde então, já arrecadou mais de 55 mil quilos de alimentos, que foram distribuídos para 26 milhões de pessoas.
Neste ano, além das toneladas de alimentos, também vai distribuir quatro mil brinquedos e, pela primeira vez, 20 mil exemplares do livro “Muito prazer, sou o Betinho”, do escritor José Roberto Torero, que conta a trajetória do sociólogo no combate à fome e à miséria.
“Apesar de 2023 ter sido um ano difícil, a Ação da Cidadania completa três décadas com uma grande rede de solidariedade em todo o Brasil. Atuamos de forma emergencial, mobilizamos cozinhas solidárias e tivemos a oportunidade de contar a história de Betinho e sua capacidade de transformação. Que, no próximo ano, a gente consiga vencer a fome do prato vazio e passe a cuidar de outras fomes, como a fome de cultura e de inclusão”, diz Daniel Souza, presidente da ONG.
As doações para o Natal sem Fome ainda podem ser feitas até o fim do ano, pelo site www.natalsemfome.org.br e também pelo PIX: [email protected].