No “Leilão Dom do Bem”, da Escola Dom Cipriano Chagas, em Botafogo, marcada para esta terça (07/11), às 20h, constam desde trabalhos de artistas plásticos até experiências gastronômicas. A escola, presidida por Lucca Malta (com todo o seu empenho), completa 80 anos em 2023, e hoje atende 200 crianças entre 3 e 11 anos e 100 adolescentes com bolsas de estudo, o que alcança mais ou menos 1.200 pessoas nas favelas e comunidades da Zona Sul.
Todas as peças e experiências, pela voz do leiloeiro Horácio Ernani, vão 100% para os projetos da escola. São 122 itens, dentre os quais constam: obras de arte de René Machado, Mário Mendonça, Antônio Manuel, Cláudia Jaguaribe, Mika Chermont de Britto e outros; curso gratuito de um mês em gastronomia, com participação no Clube de Flávia Quaresma; curso com o azeitólogo Marcelo Scofano; voo duplo de asa delta ou parapente com Ruy Marra, bicampeão brasileiro de voo livre, com decolagem da Pedra Bonita; consultoria de adestramento de cachorros com Karla Pimentel; e até planejamento financeiro com a economista Leticia Camargo e sucessões e família com a advogada Maria Beatriz Machado Fiães; além de roupas, livros, diárias em hotéis e outros.
A escola foi fundada pelas amigas Iracema Sylla e Alayde Almeida Magalhães, em 1943, e é presidida por Lucca, envolvida com a instituição desde 1989, quando foi doada para o Dom Cipriano Chagas, monge beneditino. A Dom, que funciona em horário integral, oferece, além dos livros, dança, capoeira, jiu-jítsu, educação financeira, trilhas e escalada em rocha e também passeios culturais para museus e exposições. Fazem parte da comissão organizadora do leilão, além de Lucca, Ana Paula Carvalho, Heloisa Amaral Peixoto de Vicenzi, Paula Mesquita e Frederico Malta Schiller.