numero:✓ Então, tá combinado: excesso de afetividade na academia, na rua, no calçadão, fica proibido – o inverno acabou faz tempo. Seu suor (argh!) é seu, o do outro é do outro — rsrsrsrrs!
numero:✓ Nem pensa em perder a série “Vale o escrito” (Globoplay), com os próprios bicheiros falando de suas vidas, ainda que para homenagear a dedicação, o empenho, o trabalho investido ali. Sim, é de grudar no teto.
numero:✓ “Então é isto: acabou oficialmente o verão no Rio, que dura de abril a novembro. Agora começa a mais famosa estação carioca: o Apocalipse, que iria de dezembro até o fim de março. Foi antecipada.
numero:✓ A cidade ao lado, conhecida como Niterói, comemora 450 anos cheia de atrações de graça: shows de Bicho Solto (20h) e Alceu Valença (22h), no sábado, na Praia de Piratininga; e Kell Smith (20h) e Vanessa da Mata (22h), no domingo. Vá cedo pra curtir as praias.
numero:✓ De @Ocriador: “A maioria dos humanos só é verdadeiramente fiel a uma santa: a Santa Ignorância”.
numero:✓ A Taça Médicos de Golfe, sábado e domingo, no Itanhangá, faz evento com ação social para o INCAvoluntário. São 180 participantes, entre associados e convidados da organização e clínicas, como a Villela Pedras, em três competições (equipes, iniciantes e médicos golfistas). A inscrição são latas de leite em pó. Informações no @itanhanga.
numero:✓ Do @Sensacionalista: “Onda de calor: especialistas recomendam água, roupas leves e derrubar o Capitalismo”.
numero:✓ Tem Alice Caymmi, “Kali: voz e violão”, cantando músicas de Caetano Veloso, Zé Ramalho e MC Marcinho, além das suas próprias, no Manouche, Jardim Botânico, sexta e sábado, às 21h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Empolgado com o gol do título do Fluminense, o locutor Luís Roberto soltou a voz: ‘John Kennedy deu um chute para a eternidade’. Superou o ‘grande salto para a humanidade’ narrado pelo 1º astronauta a pisar na Lua, realizando o sonho do presidente homônimo do atacante tricolor”.
numero:✓ Caetano Veloso faz o show comemorativo de “Transa”, com Áureo de Souza, Tutty Moreno e Jards Macalé, na Arena Jockey — como prometido depois do temporal que quase estragou a apresentação na Marina da Glória. Ainda tem ingresso para sábado, só no camarote (R$ 600), às 19h30, domingo está esgotado.
numero:✓ O Capital Inicial, quarteto de rock liderado por Dinho Ouro Preto, comemora 40 anos de carreira com show no Qualistage, na Barra, sábado, às 21h30.
numero:✓ O grupo Four Plus One faz dois tributos no sábado, no Blue Note, em Copa: o primeiro a Aretha Franklin e o segundo para Nina Simone, Tina Turner, Madonna e Whitney Houston, às 20h e às 22h.
numero:✓ O sambista Jorge Aragão canta seus sucessos na Jeunesse Arena, na Barra, no sábado, às 22h.
numero:✓ Marcelo Falcão e Maneva se revezam no palco em dois shows completos na Fundição Progresso, na Lapa, na sexta, às 21h30.
numero:✓ Teresa Cristina e Grupo Semente celebram 25 anos de uma história que começou no Bar Semente, na Lapa, no Circo Voador, no sábado, a partir das 21h.
numero:✓ No sábado, a partir do meio-dia, a 13ª edição do “Joialerismo Expo”, com mais de 20 marcas de joias do Rio e São Paulo no casarão bicentenário Solar das Palmeiras, em Botafogo, além de gastronomia e música.
numero:✓ O antigo palacete onde morou o General Osório, em Botafogo, recebe o “Orla Festival”, com expositores de moda, decoração e bem-estar, além de gastronomia, música ao vivo e poesia no jardim. Sábado e domingo, a partir do meio-dia.
numero:✓ Até domingo, acontece o “Pegadas da Gávea”, com mais de 20 endereços de moda, cerâmica, beleza e gastronomia nos arredores da Praça Santos Dumont.
numero:✓ Sucesso em São Paulo, o clube D-Edge ganhou filial carioca. Mas não é só uma boate, e sim o Centro Cultural D-Edge, no Boulevard Olímpico. Com seis andares, o prédio vai ter galerias de arte, restaurante e cafeteria, além de duas pistas. Neste início, só as pistas estão funcionando, com inauguração no sábado, com a DJ e produtora belga de techno Charlotte de Witte, a partir das 23h.
numero:✓ Com novos arranjos no cenário, figurinos repaginados e mudanças no elenco, “Elis, a musical” volta aos palcos cariocas 10 anos depois da sua estreia, no Teatro Riachuelo, no Centro, sábado, às 16h e às 20h, e domingo, às 18h. Sob direção de Dennis Carvalho, a peça em homenagem à Elis Regina (1945-1982) é encenada pela baiana Laila Garin, que se revelou com o papel
numero:✓ Formada apenas por homens, a companhia americana Les Ballets Trockadero volta ao Rio depois de 13 anos, com a sua reinterpretação irônica de clássicos da dança, como “O lago dos cisnes”, no Vivo Rio, no sábado, às 15h e às 20h, e domingo, às 20h.
numero:✓ Na Pinakotheke Cultural, em Botafogo, a mostra “Rubem Valentim — Sagrada geometria”, com curadoria de Max Perlingeiro e consultoria de Bené Fonteles, com mais ou menos 75 obras em quatro salas, entre pinturas, desenhos e objetos do artista, com os signos do candomblé e um olhar para o sacro através dos orixás.
numero:✓ Na Academia Brasileira de Letras (ABL), está em cartaz a mostra “Nova Babel (In)finita”, com 300 obras raras do acervo do bibliófilo gaúcho Gilberto Schwarstmann, que expõe o olhar do escritor argentino Jorge Luis Borges sobre clássicos da literatura ocidental, como “A Bíblia Sagrada”, “A divina comédia”, “Ilíada” e “Em busca do tempo pedido”.
numero:✓ Foi prorrogada até 2 de dezembro a exposição “O que há de música em você”, com obras de Hélio Oiticica, como “Parangolé P4 Capa 1, 1964/1986”, expostas 37 anos depois, dialogando com trabalhos de outros 20 artistas, na Galeria Athena, em Botafogo.
numero:✓ Depois de viajar o mundo com seu primeiro documentário e trazer diversos prêmios, incluindo um Leão de Ouro do Festival de Veneza (2019), Bárbara Paz inaugura sua primeira exposição individual, “Auto-acusação”, no Centro de Artes Hélio Oiticica, com abertura no sábado (11/11), a partir das 14h. São peças construídas a partir das marcas da própria artista, que usou alguns elementos que passaram por sua trajetória depois do acidente que sofreu em dezembro de 1992 — pó, cacos de vidro, ponto de sutura, os cabelos e a base líquida que ajudaram a esconder as marcas em seu rosto.
numero:✓ E foi aberta a temporada de cinema francês, até 22 de novembro, com 19 produções em várias salas. Uma delas merece atenção: o antigo picadeiro da Hípica, na Lagoa, se transformou em sala para receber as sessões em dois horários diários para 500 cadeiras e um telão gigante medindo 12m por 7m e som de alta definição. A programação nessa e outras salas está aqui.
numero:✓ No circuitão, estreia de “As Marvels”, com a Capitã Marvel interpretada por Brie Larson, dirigida por Nia DaCosta; a produção nacional “Tia Virgínia” também está nos telões, com Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso na comédia dirigida por Fábio Meira que retrata a história de uma mulher que, aos 70 anos, não se casou nem teve filhos e se prepara para receber as irmãs no Natal; e o drama polonês “Tolos são os outros”. Para mais títulos, clique aqui.
numero:✓ Durante todo o novembro, o AquaRio comemora sete anos e adere à Black Friday: o visitante que comprar um ingresso na tarifa cheia ganha outro grátis — só para nascidos e moradores do estado do Rio.
numero:✓ Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal… Quando se vê, já terminou o ano… Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos!