A carioca Ilana Eleá, doutora em Educação, se especializando em Sexologia, vai falar sobre “Quando a paixão diverge: estratégias para lidar com a discrepância de libido”, na segunda (06/11), às 18h30, no Hub de Conhecimento LDCM, em Ipanema. Ilana mora na Suécia desde 2011 e é autora dos livros “Emma e o sexo” e “Emma e o poliamor”. Discrepância de libido é quando uma das partes da relação tem mais desejo sexual do que a outra — pode não ser tão simples como parece.
“Esse assunto costuma ser silenciado e visto como estigma. Há muitos casais e parcerias que se amam, mas passam por desafios em relação ao querer sexual. No encontro, vou apresentar como o desejo se expressa e deixar estratégias para que as pessoas explorem as suas motivações eróticas, fantasias e estratégias de comunicação para uma vida sexual prazerosa e plena”, explica Ilana.
Ela mesma passou por essa situação com o marido, o sueco Johan, com quem está há 12 anos. “Estávamos nos transformando naquele casal que se ama, se respeita, aprecia a companhia e o projeto de família, mas com a vida sexual amornando. Anos depois, quando comecei a trilogia ‘Emma’, tive a ideia de criar uma das personagens vivendo em um relacionamento aberto e foi que, ao completarmos 10 anos de casados, propus a ele abrir o nosso casamento. Dois anos depois, a sensação que temos é de agradecimento diário pelo percurso escolhido, um reencantamento”, diz ela.
O Hub foi inaugurado em maio deste ano por Adriana Zebulun (ex-diretora da Casa do Saber) e Antonia Leite Barbosa, jornalista, que convidou Ilana a participar do grupo “Matildes Boudoir”, com 200 mulheres conversando sobre sexualidade, prazer e erotismo no WhatsApp.