A secretaria estadual de Turismo faz homenagem ao ex-ministro Francisco Dornelles, morto em agosto. O auditório da ExpoRio Turismo, que acontece de quinta a domingo (19 a 22/10), no Lagoon, ganha o nome do político. A ideia foi de Nilo Sérgio Félix, subsecretário de Turismo, grande amigo de Dornelles, e do secretário Gustavo Tutuca, que adorou a sugestão e levou ao governador Cláudio Castro — já aprovado. Embora tenha nascido em Minas Gerais e começado sua carreira ao lado do tio Tancredo Neves, em 1959, foi no Rio que Dornelles passou sua vida — além de ministro, foi senador, deputado federal e governador do Rio. O espaço vai receber uma série de debates sobre turismo, eventos e negócios.
Este é o primeiro evento desde que o Governo do Estado retomou a gestão do Estádio de Remo da Lagoa. A ideia é que, depois da ExpoRIo, seja feito um processo para a requalificação e que se torne um espaço destinados a feiras e eventos, com um pequeno Centro de Convenções. O modelo de gestão ainda está sendo discutido dentro do governo.
Para o público em geral, feira de artesanato e produtos rurais, espaço kids, ativações como remo, canoa havaiana e tirolesa, além de show com Diogo Nogueira, Thiago Martins, Toni Garrido e Monobloco.