Parece notícia repetida: mais um bicho-preguiça foi resgatado, nesse domingo (22/10), depois de ser eletrocutado na rede da Light, em Vargem Grande. Os moradores fizeram a chamada para o 1746, da Prefeitura, mas quem o buscou foi Roched Seba, presidente do Instituto Vida Livre, no Jardim Botânico.
É o quarto animal da mesma espécie em duas semanas resgatado pela ONG. Como publicado aqui, na última segunda (16/10), os bombeiros levaram um bicho-preguiça que perdeu parte dos membros e terá que viver em cativeiro. “A distribuição de energia da Light no Rio é feita há 120 anos. É vergonhoso que, para sua concessão, nunca tenham sido exigidas políticas mínimas de prevenção e o suporte emergencial e responsável aos animais afetados. É também absurdo que a Agência Nacional de Energia Elétrica não disponha de pesquisas e obrigações para que a distribuição de energia seja minimamente responsável com a biodiversidade brasileira”, diz Roched.
Em 2022, a Light chegou a informar que estava fazendo estudos para isolar trechos da rede elétrica em determinados locais, a fim de reduzir os impactos contra os animais. Nada de concreto, porém, foi apresentado até o momento.
Das quatro, apenas as duas citadas sobreviveram.
Ver essa foto no Instagram