numero:✓ De Tutty Vasques: “Depois da ‘bala perdida’, o Rio criou agora a expressão trágica do ‘alvo errado’. Isso quer dizer o seguinte: no jargão da barbárie, além do ‘sem querer’, mata-se agora ‘por engano’ no balneário. Não tem como ser carioca e não se sentir profundamente envergonhado no momento”.
numero:✓ Sábado e domingo tem “Gamboa de Portos Abertos”, com várias atividades em espaços do bairro, como os shows na Praça da Harmonia, com Tambor de Crioula (16h), Filhos de Gandhi (19h) e Jongo da Serrinha com Rita Benneditto (20h); e no dia seguinte, com Caxambu do Salgueiro (16h) e teatro ao ar livre da Cia de Mystérios e Novidades (18h).
numero:✓ O casamento de Henrique Dubugras em Noronha é, digamos assim, mais modesto do que vem sendo falado: não tem Bill Gates, não tem Alok, e são 300 convidados.
numero:✓ Vai fazer calor para o drinque no fim de semana. Que tal uma rodelinha de pepino em vez da de limão em homenagem a Danuza Leão?
numero:✓ Baby do Brasil canta sucessos dos mais de 50 anos de carreira, dos tempos de Novos Baianos à trajetória solo, incluindo homenagens a Gal Costa e Elza Soares, no Vivo Rio, nesta sexta, às 22h.
numero:✓ Seguindo no mercado da hipocrisia, basta ver a maioria das entrevistas com os políticos sobre como resolver a violência no Rio, depois da morte dos médicos. Com nossa cota de sofrimento ampliada, chegamos ao fim de semana.
numero:✓ Comemorando 30 anos de carreira, a sambista Dorina apresenta o show com músicas de Caetano, Arlindo Cruz e Almir Guineto, no Beco das Garrafas, no sábado, às 21h.
numero:✓ De @OCriador: “A maioria dos humanos só é verdadeiramente fiel a uma santa: a Santa Ignorância”.
numero:✓ A pianista Maíra Freitas é a atração da série “Pôr do sol: Rio XXI”, no jardim da Casa Museu Eva Klabin, no sábado, às 17h.
numero:✓ Marina Sena faz dois shows de “Vício inerente” (2023), seu último álbum, no Circo Voador, na Lapa, sexta e sábado, a partir das 21h.
numero:✓ Melim faz a turnê “Quintal”, que mistura músicas novas com outras já bem conhecidas, no Qualistage, na Barra, no domingo, às 20h.
numero:✓ A Orquestra Petrobras Sinfônica, com participação de Lucy Alves e sob a regência de Isaac Karabtchevsky, toca nomes como Luiz Gonzaga, Moraes Moreira e Tchaikovsky, na Quinta da Boa Vista, no sábado, às 11h.
numero:✓ Pretinho da Serrinha leva seus sucessos para o Bar do Zeca Pagodinho, no Shopping Vogue Square, na Barra, no sábado, às 19h30.
numero:✓ Toni Platão, acompanhado pela The Soft Parade Band, segue com a turnê “O amor segundo Herbert Vianna”, em que visita o lado romântico do compositor, no Manouche, no JB, no sábado, às 21h.
numero:✓ O Rio continua com seus quinhentos festivais, como a 1ª edição do “Vozes do Amanhã”, sábado e domingo (já esgotado), a partir das 16h, com shows de Russo Passapusso, Antonio Carlos & Jocafi (18h30) e Criolo convida Silva e Leci Brandão (21h). Já no dia seguinte (se der sorte com alguma desistência ou cambista), encontros inéditos entre Marcos Valle e Tulipa Ruiz (17h30) e Maria Bethânia e Tim Bernardes (20h). Museu do Amanhã, na Praça Mauá.
numero:✓ O artista Zé Mazziotti homenageia o cantor e pianista Dick Farney”, no Teatro Prudential, na Glória, no sábado, às 16h.
numero:✓ Reabriu, nessa quinta (05/10), a casa de jazz Blue Note, desta vez, em Copa, na Av. Atlântica 1.910, de Luiz Calainho e Daniel Stain, que faz a curadoria musical. A filial nova-iorquina chegou à cidade em 2017, no Complexo Lagoon, na Lagoa, mas fechou dois anos depois de alguns imbróglios e uma pandemia no meio. Nesta sexta, tem Azymuth, às 20h e às 22h30; já, no sábado, Chief Xian aTunde Adjuah, às 20h e 22h30, e no domingo, Cláudio Botelho com o show “Cole Porter e outros amores”, às 18h.
numero:✓ No mês de Oktoberfest, o povo quer mais é conhecer as geladas da cidade, e, enquanto o Mondial de la Bière não chega (na próxima semana), nesta sexta, inaugura o bar da Three Monkeys Beer, em Botafogo (Rua Real Grandeza, 129), com 30 torneiras de chope no esquema self service.
numero:✓ Na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a feira O Fuxico terá um festival cervejeiro, com rótulos artesanais de todo o estado, além de gastronomia, expositores de artes, jogos etílicos e a atração infantil Violúdico, mais DJs e bandas ao vivo, sábado e domingo, das 12h às 20h.
numero:✓ O “Vibra Open Air”, no Jockey, começou com festa na quinta (04/10), como publicamos, e continua no mesmo ritmo acelerado, com sessões ao ar livre seguidas de shows e festas. A programação está aqui.
numero:✓ Nas salas de cinema, muitos títulos entraram em cartaz — veja aqui horários, gêneros etc. Mas a pedida é a maratona pelo Festival do Rio, imperdível. A lista está aqui.
numero:✓ Em homenagem antecipada ao Dia das Crianças, o AquaRio abre mais cedo no domingo, para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação faz parte da parceria com o projeto Sessão Azul, com circuito adaptado das 8h30 às 10h. Durante o percurso, as luzes de apoio da atração vão ficar acesas e haverá monitores especialistas.
numero:✓ Recém-chegado da Europa, onde passou um mês tocando nos principais clubes de Lisboa, o DJ e produtor Léo Paes Leme comemora 10 anos da “Rockeria”, neste sábado, no Clube dos Macacos, em Copa. Entre as atrações, show com Cecelo Frony Rock Band e pista com Leo e Felipe Guga.
numero:✓ O coreógrafo Mário Nascimento, diretor artístico do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), faz oficina de dança contemporânea no sábado, entre as 13h30 e as 15h, no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, no Centro. O evento é para até 30 alunos, bailarinos profissionais ou estudantes de dança, que poderão participar por ordem de chegada.
numero:✓ Estreia, nesta sexta, às 20h, a peça “À sombra do pai”, escrita, dirigida e encenada por Pedro Cardoso, na EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico. A comédia inaugura a programação adulta do espaço. Também no sábado e domingo, às 20h e às 19h.
numero:✓ A superprodução “Beetlejuice, o musical”, com Eduardo Sterblitch no papel do fantasma, entrou em cartaz na Cidade das Artes, na Barra, com direção de Tadeu Aguiar. Sábado e domingo, às 16h e às 20h30.
numero:✓ Daniel Dantas e Letícia Sabatella voltam com “Ilíada” ao palco do Teatro I Love Prio, no Jockey, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Dica imperdível da coluna: “King Kong Fran”, monólogo de comédia de Pedro Brício e Rafaela Azevedo, com temas, como sexualidade, distinção de gênero e estereótipos associados à feminilidade. Direção musical de Letrux, no Teatro Riachuelo, Centro, sábado, às 20h, e domingo, às 17h e 20h. Únicas apresentações.
numero:✓ A montagem “Neva”, da Armazém Cia. de Teatro para o texto do chileno Guillermo Calderón, volta aos palcos para curta temporada, no Teatro Domingos Oliveira, Planetário do Rio, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Ninas”, musical sobre a vida e a obra da pianista e cantora americana Eunice Kathleen Waymon, mais conhecida como Nina Simone (1933-203), ganhou crítica de Cláudia Chaves na coluna e está na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ Aproveite a desculpa que o Dia da Sobremesa cai na segunda (09/10) e se joga nas delícias no fimde. Entre as dicas, o profiteroles com calda quente de brigadeiro do Malta Beef Club, no Jardim Botânico e Leblon; o bolo negro ou o rocambole de brigadeiro com baba de moça do Colher de Pau, no Leblon (Rita Ludolf, 90); o pudim húngaro do Pato Com Laranja, em Ipanema (Visc. de Pirajá, 539); o cheesecake de frutas vermelhas do Tragga, no Humaitá ou Barra (Capitão Salomão, 74, e Vogue Square); e ainda a torta de limão do Torta de limão dos deuses ou o rocambole de doce de leite com chocolate do Gula Gula; e ainda o fondant de chocolate com sorvete do Oia Cozinha Mediterrânea, em Ipanema (Barão da Torre, 340)… Sem miserinha, por favor! Se é pra cair de boca, que seja direito.
numero:✓ Para refletir: “O mundo é um lugar perigoso para se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”. (Albert Einstein)