Alguns que passavam na esquina das ruas Barata Ribeiro e Paula Freitas pararam para ouvir um homem ao microfone, dando parabéns ao bar Real Chopp, há 30 anos em Copa, nesta quinta (12/10). Chegando mais perto, reconheceram Eduardo Paes, que inaugurava a placa do título de patrimônio cultural carioca da Prefeitura. E, claro, para não fazer feio, brindou no melhor estilo carioca: chope com espuma na medida certa. “Nada mais tem a cara do Rio do que um bom bar, um bom boteco. A vida, o jeito de ser, a civilização carioca se desenvolvem a partir deste espaço, deste lugar, e a gente tem uma forma de homenagear que é singela”, disse o prefeito, abraçado ao dono, o tímido Emílio Henrique Albuquerque.
O bar é conhecido por ter o melhor chope do bairro, boas instalações (o Chico Moedas já circulou naquele banheiro?) e um bolinho de carne famoso. Agora ele é o 35º nomeado no Circuito dos Botequins.
A quinta está sendo dia de festa para o prefeito — mais cedo ele esteve na reinauguração do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, com evento o dia inteiro.