Os cinéfilos já estão praticamente de luto com o fim do Festival do Rio, depois de 200 filmes em duas semanas intensas, com festa e premiação no Cine Odeon, na Cinelândia, nesse domingo (15/10). O grande vencedor foi a ficção “A Batalha da Rua Maria Antônia”, de Vera Egito, sobre a luta política dos estudantes e professores do Movimento Estudantil de Esquerda, em 1968.
Ninguém resistiu mesmo quando as mães Nanda Costa e Lan Lanh apareceram com as gêmeas, Kim e Tiê numa das primeiras saídas das meninas na-noite-carioca — rsrsrsrsrs.
Com sala cheia, o evento começou com um vídeo mostrando entrevistados discutindo a importância do festival para a cultura nacional. A seguir, os atores apresentadores, Carla Cristina Cardoso e Bukassa Kabengele, declamaram versos da autobiografia de Abdias do Nascimento e do livro “A Rosa”, de Carolina Maria de Jesus — em 25 anos de festival, esta foi a edição marcada por muitos filmes com temáticas antirracistas e celebração da cultura negra, como “Mussum, o filmis” e “Othelo, o Grande”, além da estreia de séries de streamings, como “Amar é para os Fortes”, da Amazon, e “Resistência Negra“, da Globoplay.
A lista da festa foi organizada pelos RPs Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho.
A lista completa dos vencedores está aqui.