Bem propícia para uma sexta-feira 13, a 6ª edição do Congresso Inovare, que reuniu, nos últimos três dias, mais de 300 gestores do setor funerário no Expo Mag, no Centro, terminou com turismo no… Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju. Foi a primeira parada do passeio do grupo, que também passou pelo Maracanã e Lapa.
Os mais ou menos 20 administradores de funerárias e de cemitérios conheceram o ossário em estilo art nouveau de 1907, único no País, com 7 metros quadrados por aproximadamente 7 metros de profundidade, que era usado para o enterro de indigentes. Conheceram também a Capela Histórica (1905) e mausoléus em estilo Idade Média e Grego Clássico, azulejos portugueses, obras do vitralista Gastão Formenti e esculturas de mármore de José Vicente de Souza, além das novas tecnologias aplicadas ali. A “guia” da excursão foi Karla Monielly Belchior, CEO da Penitência.
Nesse cemitério, estão enterradas personalidades do Império, entre elas, condes, viscondes e políticos, como o Barão de Vista Alegre (Manuel Pereira de Souza Barros), rico produtor de café; Cândido Borges Monteiro, o Visconde de Itaúna, do Conselho do Imperador D. Pedro II e médico da Família Imperial.