A edição de 10 anos do festival Rock The Mountain vai fazer uma homenagem a Rita Lee. Para isso, convidou o coletivo de arte “Cool Shit” (“parada maneira”) para compor o rosto da artista em um trabalho inflável — são mais de 7 metros de altura exposto no evento, nos dias 4 e 5 e 11 e 12 de novembro, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava.
Acostumados a criar obras lúdicas e realísticas de grandes artistas internacionais, como a exposição no Bad Bunny Museum, trabalhos para a Netflix e Louis Vuitton, esta será a primeira vez que o grupo apresenta seu trabalho no Brasil. A ideia foi de Ricardo Brautigam, sócio-criador do festival, que, desde 2015, tentava trazer o coletivo. “A logística é muito complicada. O trabalho é feito com uma impressora diferenciada, e o material utilizado não tem no Brasil. Estou muito feliz por conseguir fechar essa parceria agora, que vai se prolongar por mais dois anos, iniciando com esta homenagem inédita a Rita Lee”, diz ele.
A programação do festival é toda dedicada às mulheres, que se apresentarão nos 11 palcos (número recorde para o evento até agora), tais como: Marisa Monte, Maria Bethânia, Iza, Maria Rita, Alcione, Gaby Amarantos, Daniela Mercury, Sandra de Sá, Margareth Menezes e outras, além da música, artistas plásticos nacionais e internacionais fazendo arte ao vivo, como a brasileira Tarsila Schubert, que vai apresentar obras interativas onde o público poderá brincar, seja descansando sobre elas, seja fotografando. Já a dupla de arquitetos Roberto e Rosário, do R&R Studios, em Miami, vai levar a escultura “Supernova”, de 8 metros de altura. “Como uma estrela cadente, Supernova iluminou o Coachella em 2018. A ideia é levar esperança através de uma estrela radiante, um monumento emocional e um local de encontro que celebra a música e o futuro de todos juntos no Planeta”, dizem os artistas.
O artista JR, criador da Casa Amarela no Morro da Providência, também vai levar o “The Inside Out Project”, um caminhão que funciona como uma cabine fotográfica, que vai ficar à disposição do público para tirar uma fotografia instantânea, como ele fez no Rio, em 2016. A imagem, com cerca de 1,5m, será impressa, podendo o participante levar para casa ou ceder ao evento, para que seja mostrada nos muros de lambe-lambe.
O rosto inflável de Rita Lee será parecido com essa obra de Tina Turner, do mesmo coletivo:
Ver essa foto no Instagram