A Cinelândia ficou lotada para a noite de tapete vermelho do Festival do Rio, no Cine Odeon, com a pré-estreia da animação musical “Atiraram no Pianista”, dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal, que abriu o evento.
Pela primeira vez em 25 anos, o festival foi aberto com uma animação dos mesmos diretores de “Chico e Rita”, longa indicado ao Oscar em 2012, para contar a história do pianista Francisco Tenório Jr., músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho. Ele desapareceu durante uma temporada de shows da dupla, em março de 1976, em Buenos Aires, às vésperas do golpe militar na Argentina. O ator Jeff Goldblum dá voz ao protagonista, um jornalista musical de NY que investiga o desaparecimento (a voz de seu amigo brasileiro é de Tony Ramos). Músicos como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Paulo Moura aparecem em depoimentos.
“Quando criança, filmes de animação, para a gente, eram raridade; agora, graças às animações, pude criar e contar histórias. Estou muito contente, muito agradecido por estar no Festival do Rio, porque também estamos falando do personagem, da pessoa maravilhosa que foi o Tenório, esquecido na memória carioca. É um presente não só para mim, mas também a Tenório”, diz Javier.
E completa: “É interessante perceber como os jovens podem fazer coisas muito bonitas em momentos terríveis, como na violência e na morte. Percebemos que a vida e a história do Tenório também contam a história das ditaduras, de um dos momentos terríveis da América Latina, ao mesmo tempo em que se cria uma coisa linda, chamada bossa nova”.
A lista de convidados foi de Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho. O longa entra em cartaz a partir do dia 26 de outubro.