O escritor Ruy Castro e o músico Roberto Menescal vão fazer o plantio de mudas de pau-brasil no domingo (01/10), ao meio-dia, no Parque Garota de Ipanema, com o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, a convite do “Festival Praia Rio”, cuja 1ª edição começou nessa quinta (28/09), publicado aqui. A ação faz parte dos preparativos para o evento de entrega da revitalização do parque, no dia 12 de outubro.
Nesta sexta (29/09), por exemplo, Ruy Castro, autor de vários livros que falam sobre o Rio, a cidade que transforma em carioca qualquer um que o escolhe, como o próprio Ruy, conversou com o jornalista e mediador Pedro Tinoco, sobre a bossa nova, nascida na praia, e a história de uma Ipanema e Copacabana que não existem mais — embora os cenários continuem deslumbrantes. Pedro é autor do livro “A Orla do Rio”, com personagens da cidade, como Ira Etz, que foi musa do Arpoador dos anos dourados.
Logo depois de Ruy, teve a conversa “Nas ondas do Bodyboard”, com Isabela Nogueira, campeã no esporte em 1989, cujo pioneirismo feminino abriu caminho para a carreira da irmã, Mariana, tricampeã mundial, além de Marcos Kung, fundador da primeira associação dedicada ao esporte registrada no mundo, a Amberj, em 1984.
Enquanto rolava a conversa do lado de dentro da Casa de Cultura Laura Alvim, nas areias da praia, no cenário nublado desta sexta, o povo que passava parava para ver a beleza das pipas artísticas criadas pelo pipeiro Max Cardoso e das esculturas aéreas do francês Alain Micquiaux, pela primeira vez no Brasil — o jardim de flores e borboletas no vídeo abaixo.
Coisa mais linda as pipas de Max Cardoso e das esculturas aéreas do francês Alain Micquiaux na 1ª edição do “Festival Praia Rio”, na Casa de Cultura Laura Alvim e no Parque Garota de Ipanema, até domingo (01/10). Vídeo de Daniel Delmiro. @Prefeitura_Rio pic.twitter.com/iVhuLyI5mr
— Dani Barbi🌈 (@danibarbi) September 29, 2023