Sobre o desejo da Prefeitura de transformar a Rua da Carioca na “Rua da Cerveja”, o projeto vai ser apresentado, nesta quarta (20/07), para donos de cervejarias artesanais. A ideia é ajudar a ocupar o Centro e criar um polo cervejeiro no local, onde a produção funcione com bares e pubs.
O modelo vai ser parecido com o Reviver Centro Cultural, no qual a Prefeitura apoia financeiramente uma reforma e o aluguel do imóvel por um período de tempo: mais de 30 estabelecimentos vazios devem ser ocupados. Isso trouxe um entusiasmo aos fabricantes de cerveja, que viam um esvaziamento do setor. Caíque Costa, presidente da AcervA Carioca, a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio, diz que várias cervejarias antigas fecharam nos últimos anos e que vê esse projeto como uma oportunidade de reativar o mercado artesanal. Ele lembra que existe uma luta de anos da categoria, que já conseguiu tornar a cerveja patrimônio imaterial do município; depois, ajudou na elaboração da lei para reconhecer e valorizar a fabricação caseira de cerveja.
A ideia inicial da Prefeitura era criar uma Cidade da Cerveja na Zona Portuária, mas o projeto final vai se concentrar apenas na Rua da Carioca. Futuramente, serão estudadas outras ideias para aumentar o fluxo de pessoas ali, por exemplo, fechando a rua, nos fins de semana, só para pedestres. Que tal?