numero:✓ E vamos pra rua, que a paisagem não tem custo: o tempo é parcialmente nublado — e quem liga pra isso? Ficando em casa, sexo e controle remoto na mão.
numero:✓ Advogado carioca brinca: “O Barroso é um homem de passos largos; estou falando do físico, mas é como ele é na vida. Muita coisa no STF deve mudar de patamar. Não publica meu nome, não quero parecer puxa-saco. Rsrsrsrsr”.
Um brinde a se conseguir o que quer!
numero:✓ Você precisa ver o doc “Elis & Tom, só tinha que ser com você”, sobre o disco gravado em 1974, em Los Angeles. Você precisa ver “As aventuras de José e Durval, no Globoplay, sobre a vida de Chitãozinho e Xororó. Você precisa ver….
numero:✓ E se você agora estiver mais feliz que no ano que vem? Cruz credo!
numero:✓ A Negralha Discos, gravadora dedicada à música urbana do DJ Negralha, de O Rappa, vai fazer uma festa daquelas de lançamento, no Audio Rebel, em Botafogo, neste domingo, a “NGD Sessions”, a partir das 18h, com oito DJs, até 21h30.
numero:✓ De Tutty Vasques: “O carioca está na torcida que a frente fria que se aproxima dure mais que os 43 minutos da última”.
numero:✓ A trilha sonora da série de jogos japonesa será tocada em “Distant Worlds: a música de Final Fantasy”, pela Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, com regência de Arnie Roth, e trechos projetados em um telão, na Jeunesse Arena, na Barra, no domingo, às 20h.
numero:✓ Do @sensacionalista: “Lula faz cirurgia no quadril de tanto rebolar para acomodar o Centrão”.
numero:✓ Uma programação intensa, de graça, na 1ª edição do “Festival Praia Rio”, com shows, oficinas, bate-papos etc., na Casa de Cultura Laura Alvim e no Parque Garota de Ipanema. Programação aqui.
numero:✓ Jards Macalé faz show de lançamento do álbum “Coração bifurcado” com um sexteto feminino, no Circo Voador, na Lapa, na sexta, a partir das 21h .
numero:✓ No dia seguinte, na mesma lona, o youtuber Lucas Inutilismo se despede da turnê “Inutilismo: minha playlist de funk”, a partir das 21h.
numero:✓ No projeto “Sessão da tarde musical”, a cantora Mona Vilardo celebra a obra da “Rainha do Rádio” Dalva de Oliveira, no Teatro Prudential, na Glória, no sábado, às 16h.
numero:✓ A big band Samuca & A Selva, que mistura música brasileira com jazz e ritmos latinos, volta ao Rio para show pelos seus sete anos de carreira, no Galpão Ladeira das Artes, no sábado, às 20h.
numero:✓ Silvia Machete faz show do álbum “Rhonda”, com todas as músicas em inglês, no Manouche, no Jardim Botânico, na sexta, às 21h.
numero:✓ O grupo australiano The Ten Tenors faz a turnê “Greatest Hits Live”, pelos 28 anos de carreira, no Theatro Municipal, no sábado, às 20h.
numero:✓ Zeca Pagodinho se despede da turnê “Mais feliz”, no Qualistage, na Barra, sábado, às 21h.
numero:✓ Nesta sexta, será inaugurada a mostra “Funk: um grito de ousadia e liberdade”, no MAR, na Praça Mauá, que percorre a história do gênero musical e seus desdobramentos em 900 trabalhos. Têm quadros e instalações de artistas brasileiros, como Maxwell Alexandre, Gê Viana e Panmela Castro, e estrangeiros. A abertura, obviamente, terá um baile funk, mas os ingressos estão esgotados. A boa é estar por ali e ouvir o pancadão nos arredores.
numero:✓ No projeto “Sábados no MAM Petrobras”, o artista carioca Ernesto Neto faz a performance “Esculturas passageiras”, uma brincadeira nos jardins do museu, convidando o público a explorar os corpos e suas formas. De lá, caminhada dançante até a Fundição Progresso, sede do evento Plante Rio. Sábado, a partir das 10h.
numero:✓ No Paço Imperial, na Praça XV, a mostra “Naturas: assim eu vejo”, de Cláudia Jaguaribe, com 50 obras, incluindo um vídeo, esculturas e trabalhos criados através de Inteligência Artificial.
numero:✓ Última chance para ver “Frida Kahlo: uma biografia imersiva”, em 13 ambientes para interagir e conhecer um pouco da história de uma das maiores artistas do mundo, que transformou a dor em cor e poesia, no Forte de Copacabana. Vá na disposição, porque as filas, como a exposição, podem superar as expectativas a não ser que você pague a VIP Experience (R$ 150). Vai até este domingo (01/10).
numero:✓ Em cartaz na Galeria Patrícia Costa, em Copacabana, está “Luiz Aquila: rodopios da pintura”, com curadoria de Vanda Klabin e trabalhos inéditos do artista, que celebra 80 anos.
numero:✓ Na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, “Essas pessoas na sala de jantar”, com curadoria de Raphael Fonseca, reunindo obras de 12 jovens artistas visuais contemporâneos, como Arthur Chaves, Jonas Arrabal e Vitória Cribb.
numero:✓ Entra em cartaz o musical “O admirável sertão de Zé Ramalho”, texto de Pedro Kosovski celebrando o artista paraibano, com direção de Marco André Nunes, no Teatro Prudential, na Glória, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ A comédia “Os emocionados apocalípticos” celebra a diversidade com performances de arte drag, burlesca, números musicais, paródias, stand up, humor nonsense e improviso, no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, no sábado, às 20h.
numero:✓ Depois de temporada em NY, Ismanuel Rodríguez dirige o espetáculo off-Broadway “Imperfecta invisible”, com a porto-riquenha Nancy Millán, que fala de gordofobia, misoginia e invisibilidade enquanto sonha com a fama. Sábado e domingo, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, às 19h.
numero:✓ “Pormenor de ausência”, com texto de Lívia Baião e direção de Ernesto Piccolo, tem Giuseppe Oristanio no monólogo dos últimos anos do escritor Guimarães Rosa, no Teatro Dulcina, no Centro, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Em “Voo livre”, Márcio Abreu dirige Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia e Felipe Storino, que falam sobre as temáticas da arte, tempo e futuro, a partir do texto de “A Gaivota”, do russo Anton Tchekho, no Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ No cinema, estreia o drama francês “A casa dos prazeres”, dirigido por Anissa Bonnefont, sobre a escritora Emma (Ana Girardot), que é contratada em um bordel de Berlim para viver a experiência de uma prostituta, tema de seu novo livro. O que era para ser um experimento de semanas acaba durando dois anos.
numero:✓ Dá até pra perder a conta, mas a franquia “Jogos mortais” está em seu 10º filme (o terror tem seu público fiel), com aquelas cenas pra assistir em jejum e só para os fortes.
numero:✓ Em “Marinheiro das montanhas”, Karim Aïnoz cria uma espécie de diário de viagem filmado na primeira ida do diretor à Argélia, país onde seu pai nasceu; do mesmo diretor, o doc “Nardjes A.”, filmado em 2019, no Dia Internacional da Mulher, quando Nardjes vai às ruas ao lado de milhares de pessoas, em protesto contra a tentativa de o então presidente Abdelaziz Bouteflika se candidatar a um quinto mandato consecutivo.
numero:✓ A comédia dramática “Pérola”, dirigida por Murilo Benício, aborda a relação entre uma mãe passional (Drica Moraes) e seu filho (Leonardo Fernandes), que não se encaixa nos padrões.
numero:✓ Neste sábado, das 10h às 17h, a ONG Paraíso dos Focinhos faz um megaevento de adoção, no Shopping Downtown, com 50 cães e 10 gatos. A organização espera 2 mil pessoas visitando e participando do evento.
numero:✓ Chegou ao Rio o carabineiro, o saboroso camarão encontrado em águas profundas e geladas (mais de 800 metros) na costa sul e na sudeste. Apenas dois restaurantes (por enquanto) servem: o Mitsuba, no Leblon, e o Da Marino, em Ipanema. A Frescatto faz o congelamento ainda a bordo de um barco para chegar o mais fresco possível às mãos dos chefs. O valor é de mais de R$ 300 por quilo, e quem quiser pode comprar no e-commerce da Frescatto ou nas peixarias da Porto Frescatto, no Leblon e na Barra.
numero:✓ Conversa de salão: “Ninguém neste mundo é mais gentil do que um homem que quer te comer.”
numero:✓ Para refletir: “Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.” (Albert Einstein)
Ilustração: Pedro Vinicio