Nove praias do estado do Rio receberam o selo internacional de certificação do Programa Bandeira Azul para a temporada 2023/2024, criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), um programa credenciado pela ONU e Unesco. Além da Reserva e da Prainha, que ficam na capital e já apareceram muito nesse post, a praia do Sossego, na Região Oceânica da vizinha Niterói, está na lista pelo terceiro ano seguido. “O Sossego é uma de nossas preciosidades. Montamos toda uma infraestrutura há dois anos, para que o local seja usado de forma sustentável e com preservação. É assim que estamos atuando também nas nossas áreas verdes”, diz Axel Grael, prefeito da cidade.
Para chegar às areias, é preciso descer uma trilha de fácil acesso entre as praias de Camboinhas e Piratininga. Entre as estruturas citadas, estão uma ducha, banheiro, acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes acessíveis a cadeirantes e jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.
Niterói também foi a cidade escolhida para a cerimônia de entrega das bandeiras, em novembro. “Com muita alegria, receberemos os representantes de todas as praias e marinas premiadas no Brasil”, disse Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente da cidade. Ao todo, 31 praias e 11 marinas brasileiras foram selecionadas. As outras no estado do Rio, além das já citadas, são Forno, Azeda e Azedinha, em Búzios; Peró, em Cabo Frio; Itaúna, em Saquarema; Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia; e Praia de Ubás, em Iguaba Grande (as duas últimas, estreantes na premiação).