Ele cansou de aparecer neste post, mas agora existe mais um motivo: o Parque Natural Municipal Dois Irmãos, no Leblon, pouco conhecido tanto pelos cariocas quanto pelos turistas, acabou de receber, restauradas, as cinco esculturas abstratas em ferro, com quase 8 metros de altura e pintadas de vermelho, todas de Oscar Niemeyer, doadas por ele em 2002.
O parque abrange uma área de 39 hectares de preservação, repleta de trilhas, jardins, um lago, um anfiteatro e quatro mirantes com vistas panorâmicas do Leblon, Ipanema e da Lagoa. A revitalização foi feita pelo projeto RevivaRio, do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) em parceria com a Prefeitura e várias instituições. Entre as melhorias, estão a recuperação da sede e banheiros com acessibilidade, paisagismo, mobiliário, nova sinalização bilíngue — inclusive, com informações de espécies nativas e o cuidado com os animais —, novo parquinho infantil, academia da terceira idade, e a criação de um jardim de borboletas, o primeiro da Zona Sul.
As esculturas, conhecidas como “Forma no Espaço II e III”, “Mulher I”, “Violência” e “Retirantes”, estiveram pela primeira vez no pátio do MAC, em Niterói, em 1999, antes de irem para a Praia do Leme no ano seguinte e transferidas para o Dois Irmãos, onde permaneceram até 2011, quando foram retiradas pela deterioração e agora reformadas.
O projeto em números:
Investimento de R$ 1,5 milhão;
80 profissionais envolvidos (restauro esculturas e revitalização parque);
11.600 mudas de plantas e flores nativas da Mata Atlântica;
470 metros quadrados de grama;
40 bancos de madeira plástica reciclada;
03 brinquedos infantis (kit playground, trenzinho e carrinho);
02 equipamentos para academia da terceira idade.
Fotos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio