Nesta terça (19/09), é Dia Nacional do Teatro, e nenhum representa mais o Rio do que o Municipal, na Cinelândia, embora a cidade seja movida a arte, com mais de 30 palcos e lonas culturais.
O Municipal tem história, além dos espetáculos. Foi inaugurado em 14 de julho de 1909, durante a Prefeitura de Souza Aguiar, mas tendo a obra sido iniciada no governo anterior (de Pereira Passos), como parte do conjunto arquitetônico das obras de reurbanização e abertura da Avenida Central. Apesar do nome, o teatro está vinculado ao estado e é dirigido pela Fundação Theatro Municipal, tendo Clara Paulino como presidente, o cantor lírico Eric Herrero como diretor artístico e Maria Thereza Ribeiro Fortes como vice-presidente.
Além do prédio, seu interior é repleto de obras dos mais renomados artistas da época da sua construção, como Eliseu Visconti, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo e esculturas de Rodolfo Bernardelli. O restaurante Assirius, no subsolo, tem a particularidade de uma decoração em estilo assírio.
A programação intensa você pode conferir aqui.