No dia 12 de setembro, estreia, no MIS-SP, a exposição “Time To Act! Imagens e sons do antropoceno”, da Time To Act Entertainment, empresa da empresária carioca Luciana Brafman, produtora de televisão há 20 anos, na Califórnia (EUA), sempre com um pé no Rio, onde vive a sua família.
É uma instalação que oferece experiências sensoriais sobre o meio ambiente através da arte, música, história e entretenimento. São vídeos e imagens para tentar mudar o comportamento das pessoas pela desaceleração do aquecimento global. “Solastalgia é a saudade que sentimos de casa enquanto ainda estamos em casa. A verdade é que a humanidade provocou o antropoceno (nova época geológica, caracterizada pelo impacto do homem na Terra) e está prestes a entrar em um estado irreversível de solastalgia. Muitos pensadores afirmam que a única solução para a sobrevivência é deixar a Terra para colonizar outros planetas; no entanto, essa opção traz sacrifícios econômicos, financeiros, culturais e sociais imensuráveis”, diz Luciana.
E continua: “E se a solução para reverter o antropoceno for mais simples? E se, a partir de agora, dedicarmos nossos recursos a formar uma geração consciente e disposta a rever os impactos climáticos? Essa é nossa missão e acreditamos que há, sim, tempo para agir!”
A empresa surgiu durante a pandemia e, desde então, seus projetos já passaram por cidades, como Sharm El Sheikh, no Egito (COP27); Miami (Aspen Ideas: Climate) e Los Angeles (Heal The Bay, EUA); e São Paulo, no Espaço Pivô.