Nessa segunda (18/09), Karim Aïnouz lotou duas salas do Estação Net Gávea para a pré-estreia de “Marinheiro das montanhas”. A sessão é a segunda de três; a primeira foi em Fortaleza, cidade do cineasta; e a última acontece em SP, nesta terça (19/09).
Convidados de todas as gerações estiveram por lá, incluindo parte do elenco de “A vida invisível” (2019), como Fernanda Montenegro, Carol Duarte, Júlia Stockler, além de amigos: Marieta Severo, Regina Casé, Débora Nascimento, Bárbara Paz, e assim vai… No fim da sessão, fila para o beija-mão.
Considerado o projeto mais pessoal de sua carreira, o doc é uma espécie de diário de bordo, narrando a passagem do cineasta pela Argélia, em 2019, para investigar a história do pai, um homem que só conheceu por fotografias, concluído durante a pandemia. O longa esteve na programação de vários festivais, como Cannes, em 2021. “É um filme íntimo, delicado e quase experimental. Espero que o público embarque nele de corpo e alma”, diz Aïnouz, que está na fase final das filmagens de “Motel Destino”, no Ceará, e se prepara para rodar seu segundo longa internacional, “Rosebushpruning”.